Presidente da República continua internado no Hospital de São João, no Porto.
O secretário-geral do PS disse esta quarta-feira que decidiu visitar Marcelo Rebelo de Sousa pela relação pessoal e de amizade que mantém com o chefe de Estado, que recupera no Hospital de São João a uma cirurgia a uma hérnia. O Presidente da República, que deve ter alta esta quarta-feira, continua a trabalhar, isto embora já tenham sido adiadas duas visitas de Estado, a Espanha e ao Vaticano, previstas para este mês. A recuperação deve demorar pelo menos duas semanas.
A carregar o vídeo ...
José Luís Carneiro visita Marcelo Rebelo de Sousa no hospital e leva-lhe um presente
Lembrando que foi secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro recordou que fez todas as primeiras deslocações oficiais de Marcelo Rebelo de Sousa, visitas com "muitas horas de viagem, muitos momentos de convívio".
"E criou-se entre nós uma relação, antes do mais, pessoal, de amizade (...). Fundamentalmente [venho cá] pela relação pessoal, de estima, de amizade e depois também por uma relação política institucional", referiu, recordando visitas a Inglaterra e Espanha, em que o Presidente esteve com a rainha de Inglaterra e a antiga primeira-ministra Theresa May e aos reis de Espanha.
José Luís Carneiro chegou ao Hospital de São João, no Porto, cerca das 09:00, tendo sido recebido pelo chefe da Casa Civil do Presidente da República, Fernando Frutuoso de Melo, bem como pela presidente do conselho de administração desta ULS, Maria João Baptista.
Na mão levava um presente, o livro "História Religiosa do Centro Histórico da Cidade do Porto" porque, disse Carneiro, o chefe de Estado é "um homem de cultura" e este "é um livro que fala sobre a história do Porto e sobre a forma como a cidade do Porto se organizou", uma iniciativa do padre Jardim Moreira.
Marcelo Rebelo de Sousa, 76 anos, presidiu durante a manhã de segunda-feira, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, às comemorações de homenagem aos Heróis da Restauração e da Guerra da Aclamação, que celebra o restabelecimento da independência nacional em 1640, e seguiu depois para as cerimónias fúnebres do antigo presidente da Mota-Engil, António Mota e ter-se-á sentido mal no aeroporto do Porto quando regressava a Lisboa.
Sujeito a uma cirurgia na segunda-feira à noite no Hospital de São João, no Porto, onde permanece internado, Marcelo Rebelo de Sousa deverá ter alta hoje de manhã, segundo a última atualização clínica feita por Maria João Baptista na terça-feira às 14:00.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Há um ataque em curso que vai contra os cérebros humanos e esse ataque parece ter vários pontos de partida. Isto a propósito do que Macron afirmou por estes dias: “Estamos numa guerra cognitiva com a China”, expressão importante e que, assim formulada, exige reflexão.
Resta saber se a Europa será capaz de unir forças para enfrentar a vacância americana e a ameaça russa. Ou se, pelo contrário, repetirá o erro fatal de 1914, multiplicando também as suas próprias “esferas de influência”.