Sábado – Pense por si

Irão anuncia libertação de tripulantes de navio de bandeira portuguesa

Lusa 27 de abril de 2024 às 14:09
As mais lidas

Teerão captura regularmente petroleiros e navios de carga no Estreito de Ormuz e no Golfo Pérsico.

O ministro das Relações Exteriores do Irão anunciou a libertação antecipada de tripulantes de diferentes nacionalidades de um navio de bandeira portuguesa ligado a Israel, capturado em 13 de abril pela Guarda Revolucionária Iraniana no Golfo Pérsico.

REUTERS/Leonhard Foeger/File Photo

"A questão humanitária da libertação da tripulação do navio preocupa-nos seriamente", disse Hosein Amir Abdolahian durante uma conversa telefónica com o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Rangel, segundo informou na sexta-feira a agência noticiosa oficial iraniana IRNA.

A Lusa tentou confirmar esta informação junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, aguardando uma resposta.

O chefe da diplomacia iraniana disse que tinha providenciado acesso consular aos 25 membros da tripulação do cargueiro e acrescentou que se espera que sejam libertados.

O Irão apreendeu o navio ligado a Israel numa altura em que se esperava uma resposta do seu lado ao ataque de 1 de abril ao consulado iraniano na Síria, atribuído a Telavive, que matou sete membros da Guarda Revolucionária, incluindo três generais.

Horas depois da captura do navio porta-contentores, Teerão lançou uma ofensiva de retaliação com centenas de mísseis e drones contra o território israelita.

Teerão captura regularmente petroleiros e navios de carga no Estreito de Ormuz e no Golfo Pérsico.

No passado dia 11 de janeiro, um outro navio foi abordado no Mar de Omã e transferido para águas iranianas.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.