Hotéis flutuantes, militares na rua e espaço aéreo limitado: Brasil prepara-se para receber líderes mundiais
Há grande azáfama por estes dias na cidade de Belém, no Pará, que será palco da COP30.
Há grande azáfama por estes dias na cidade de Belém, no Pará, que será palco da COP30.
Durante cem anos (entre o fim do século XVIII e início do XIX), aventureiros e capitalistas enriqueceram no tráfico de escravos, comprados nas costas de África e enviados para os fazendeiros do Brasil, enquanto os ingleses os perseguiam nos mares. Ulrich, Bravo, Van Zeller ou o conde de Ferreira: ficaram ricos, construíram palacetes, fundaram bancos, financiaram a coroa e muitos compraram títulos que lhes deram acesso à nobreza. As histórias dos últimos negreiros portugueses.
No país gelado, onde a temperatura média anual ronda os 5 graus celsius não existiam mosquitos. O aquecimentos global e o aumento do turismo mudaram tudo: já foram detetados três destes animais.
A Guarda Costeira dos EUA partilhou um vídeo que mostra o momento em que uma embarcação suspeita de contrabando foi interceptada no Oceano Pacífico. De acordo com as autoridades, o navio era utilizado por uma rede de tráfico e foi alvo de manobras de apreensão em alto-mar.
Houve quem tivesse lutado em praças africanas, enriquecido com o açúcar e influenciado cortes orientais. As que ficaram contribuíram para a sobrevivência de Portugal.
Um navio da guarda costeira chinesa atingiu e danificou uma embarcação governamental das Filipinas, perto da ilha de Thitu. O incidente, sem feridos, reacende as tensões territoriais entre Manila e Pequim, na zona disputada do Mar do Sul da China.
Flotilha da Liberdade – Mil Madalenas conta com nove embarcações e cerca de 140 tripulantes.
Uma equipa de mergulhadores encontrou o tesouro de um navio espanhol naufragado em 1715 ao largo da Florida, nos EUA. Foram descobertas mais de mil moedas de ouro e prata num valor estimado de 1 milhão de dólares (cerca 850 mil euros).
Entre os participantes da flotilha detidos pelas autoridades israelitas constam quatro cidadãos portugueses: a líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, a atriz Sofia Aparício e os ativistas Miguel Duarte e Diogo Chaves.
Nos últimos anos várias foram as flotilhas que tentaram chegar a Gaza, no entanto nenhuma teve sucesso.
As câmaras a bordo do navio Oxygono captaram o momento em que o barco foi cercado por outra embarcação e abordado por militares israelitas, esta quinta-feira.
"11 pessoas, incluindo três cidadãos turcos, que tinham solicitado assistência, foram retiradas para terra pelas nossas Forças Navais”, indicou o governo turco.
Organização denuncia avistamento de drones e embarcações, possívelmente da Marinha israelita. Como consequência, alguns tripulantes atiraram os seus telemóveis à água.
O atleta egípcio Ashraf Mahrous, apelidado de “Kabonga”, foi mais além num desafio extraordinário em Hurghada: puxou um navio com cerca de 700 toneladas segurando uma corda apenas com os dentes.
Dois dos navios são suspeitos de transportarem armas, enquanto um outro é capaz de destruir cabos submarinos. À SÁBADO a Marinha não esclareceu se houve um aumento no número de avistamentos.
A Flotilha Global Sumud é composta por cerca de 50 navios com ativistas, políticos, jornalistas e médicos de mais de 40 nacionalidades, incluindo três portugueses: a deputada Mariana Mortágua, o ativista Miguel Duarte e a atriz Sofia Aparício.