Sábado – Pense por si

Guardas prisionais vai ser sujeitos a testes despiste de álcool

A Assembleia da República aprovou ontem uma proposta de lei que vai obrigar os guardas prisionais a realizar testes de despiste de álcool e drogas

A Assembleia da República aprovou hoje, por maioria, a proposta de lei do Governo que estabelece o regime jurídico para a realização de testes a guardas prisionais destinados a detectar consumo excessivo de bebidas alcoólicas, drogas e substâncias psicotrópicas.

A proposta foi viabilizada com votos a favor do PS, PSD e CDS-PP, enquanto BE, PCP, PEV e PAN se abstiveram.

Antes da votação, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, disse que a proposta visa "a dignificação" do corpo da Guarda Prisional (CGP) o recordou que o diploma corresponde, essencialmente, ao que estava previsto, desde 1993, no Estatuto do CGP.

Ressalvou, contudo, que com a lei vigente os guardas prisionais podem ser afastados de funções devido a problemas que aparecem no diploma e que o que se pretende romper com esse modelo vigente, trazendo ao parlamento, uma outra forma de tratar a questão.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.