Sábado – Pense por si

Governo prepara-se para novo ataque químico, acusam EUA

"Se o Presidente sírio, Bashar al-Assad, lançar um novo ataque ele e o seu exército vão pagar caro", avisou o governo norte-americano

Damasco prepara-se para lançar um novo ataque químico, acusam os Estados Unidos da América. O governo norte-americano revelou ter identificado "potenciais preparativos" para tal pelo regime sírio. 

O país identificou "potenciais preparativos para um outro ataque com armas químicas por parte do regime sírio", "que poderá resultar no massacre de civis, incluindo crianças inocentes", afirmou o porta-voz da Casa Branca Sean Spicer.

"Se o Presidente sírio, Bashar al-Assad, lançar um novo ataque ele e o seu exército vão pagar caro", indicou, num comunicado divulgado na noite de segunda-feira.

Spicer afirmou que as actividades "são idênticas" às que ocorreram antes do ataque químico de 4 de Abril em Khan Sheikhoun, na província de Idlib. 80 pessoas morreram e centenas ficaram feridas. 

Tanto o regime de Bashar al-Assad como a oposição se culparam mutuamente pelo ataque, mas observadores internacionais concluíram que o responsável foi o governo da Síria. A região era maioritariamente controlada por rebeldes.