Sábado – Pense por si

Governo confirma descongelamento de 50% das progressões na carreira

13 de outubro de 2017 às 16:07
As mais lidas

Em Janeiro de 2018 os funcionários públicos recebem 25% do valor da progressão a que têm direito.

O descongelamento das progressões na carreira da administração pública vai ser feito em dois anos, mas em quatro fases e não em três, sendo metade do valor pago em 2018, confirmou fonte do Governo à agência Lusa.

De acordo com a mesma fonte, em Janeiro de 2018 os funcionários públicos recebem 25% do valor da progressão a que têm direito e mais 25% em Setembro. No ano seguinte, em 2019, recebem mais 25% em Maio e 25% em Dezembro.

Este é o novo desenho do descongelamento das progressões, negociado com o PCP e que irá integrar a proposta final do Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), que será hoje entregue no parlamento.

A proposta inicial do Governo começou por apontar para o descongelamento das carreiras em quatro anos e, nas negociações com os sindicatos, o horizonte temporal da medida acabou por ser reduzido para dois anos.

Na proposta enviada aos sindicatos na madrugada desta quinta-feira, o documento do Ministério das Finanças previa três pagamentos em dois anos, sendo um terço (33%) do acréscimo remuneratório pago em Janeiro de 2018, mais um terço em Janeiro de 2019 e o restante em Dezembro de 2019.

Depois das negociações no parlamento com o PCP, a proposta do Governo acabou por ser alterada, passando a prever que metade do valor da progressão será paga em 2018 e a outra metade em 2019.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.