Sábado – Pense por si

Ferry italiano com 250 passageiros à deriva no mar Adriático

09 de maio de 2019 às 14:45
As mais lidas

Segundo a empresa do barco, os mecânicos a bordo do ferry estão a tentar resolver o problema e levar os passageiros para terra.

Umferry italiano com 250 passageiros e 92 tripulantes a bordo registou problemas técnicos a caminho de Split, na costa do mar Adriático, esta quinta-feira.

Segundo a empresa detentora do barco, os mecânicos a bordo do ferry estão a tentar resolver o problema e levar os passageiros para terra.

A empresa não adiantou mais detalhes, contudo a imprensa croata noticiou que um dos motores da embarcação estava com uma avaria e que o navio se encontra à deriva no norte do mar Adriático.

O 'ferry' viajava do porto italiano de Ancona e deveria ter chegado a Split por volta das 5h00 locais (4h00 em Lisboa).

Dois reboques foram enviados em direção ao 'ferry', que está a cerca de dez milhas náuticas (11,5 milhas terrestres) ao largo de um aglomerado de ilhas no arquipélago de Kornati, na Croácia, de acordo com os relatos que indicam que os ventos fortes estão a dificultar a operação.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.