Sábado – Pense por si

FBI desmantelou rede que roubava catalisadores e que lucrou 500 milhões de dólares

A ação que decorreu nos Estados Unidos resultou na detenção de 21 pessoas.

A polícia federal norte-americana (FBI) divulgou esta quarta-feira que desmantelou uma rede que se dedicava ao roubo de catalisadores em todo o país, o que permitiu acumular um avolumada quantia de 500 milhões de dólares.

REUTERS/Yuri Gripas

A ação que decorreu por todo o país resultou na detenção de 21 pessoas, explicou a polícia federal em comunicado.

"Lucraram centenas de milhões de dólares graças a milhares de automobilistas inocentes", destacou o diretor do FBI, Christopher Wray.

Os catalisadores são utilizados para reduzir a nocividade dos gases emitidos pelos tubos de escape.

Estes incluem muitos metais preciosos (platina, paládio e ródio) cujo valor de mercado explodiu nos últimos anos.

Fáceis de roubar, estes podem ser revendidos por mais de 1.000 dólares a unidade, no mercado negro.

Só na Califórnia, 1.600 catalisadores são roubados todos os meses, de acordo com Phillip Talbert, procurador federal daquele estado.

Três das pessoas investigadas, originárias da Califórnia, são acusadas de terem lucrado 38 milhões de dólares por participarem nesta rede de tráfico.

Artigos Relacionados
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.