Sábado – Pense por si

EUA: Pelo menos 18 mortos na maior tempestade dos últimos anos

Os ventos fortes e a queda recorde de neve já provocou várias mortes e as autoridades aconselham milhões de pessoas a procurar abrigos ou a ficarem em casa para se protegerem daquela que é já chamada Snowzilla

Pelo menos 18 pessoas morreram nos EUA em acidentes provocados devido à maior tempestade dos últimos anos, com ventos fortes e queda recorde de neve, com as autoridades a aconselhar milhões de pessoas a procurar abrigos ou a ficarem em casa. A maior parte são vítimas de acidentes de viação.

Os media norte-americanos afirmam que pelo menos 18 pessoas morreram na sexta-feira e no sábado em situações relacionadas com a tempestade, que deve durar até ao início deste domingo e já é chamada deSnowzilla. Além da capital federal, Washington D.C., outros 10 estados foram obrigados a declarar o estado de emergência devido à neve.

Os meteorologistas prevêem que a tempestade pode fazer cair mais de 60 centímetros de neve em Washington e arredores até ao final do dia de hoje, deixando os moradores em casa.

O aviso das autoridades para os possíveis efeitos da tempestade estava em vigor para uma larga faixa do leste dos EUA, desde Washington a Nova York, com batalhões de funcionários com limpa-neves a espalharem sal durante a noite.

A tempestade deverá afectar cerca de 85 milhões de norte-americanos, cerca de um quarto da população dos EUA, e, quando terminar, pode ter causado mais de mil milhões de dólares (cerca 926 milhões de euros) de prejuízo.

Vários estados do sul, onde normalmente não neva, foram também atingidos pela neve e pelo granizo, deixando dezenas de milhares de habitantes sem energia eléctrica.

No Kentucky, milhares de motoristas ficaram encalhados durante a noite ao longo de 56 quilómetros da estrada interestadual 75, onde permaneciam presos ao início do dia de sábado.

Em toda a costa leste, clientes frenéticos esvaziaram as prateleiras dos supermercados, preparando-se para a tempestade, enquanto as escolas e os escritórios do Governo em Washington foram encerrados.

Ventos fortes eram esperados durante a noite, o que levou a chefe de polícia de Washington, Cathy Lanier, a exortar os moradores a ficar em casa.

Vários milhares de voos foram cancelados por causa da tempestade, enquanto as autoridades tomaram a decisão incomum de encerrar os sistemas de transporte ferroviário, incluindo o Metro, e de autocarros da cidade entre sexta-feira e segunda-feira de manhã.

Se a neve cair em Washington como prevêem as autoridades, poderá ser superado o recorde estabelecido em 1922 por uma tempestade, que matou 100 pessoas depois do desabamento do tecto de um teatro.

A neve e o granizo já atingiram os estados do sul do Arkansas, Tennessee, Kentucky, Carolina do Norte, Virgínia Ocidental e Virgínia, com 18 Estados sob temporal ou outros avisos de tempestade, relatou o Weather Channel.

"Nós estamos a ter uma grande quantidade de acidentes", disse Pat McCrory, governador da Carolina do Norte, onde foram registadas algumas das mortes.

Cerca de 95.000 pessoas ficaram sem energia neste Estado, disseram funcionários dos serviços de socorro na rede social Twitter.

A CNN informou que cerca de 133 mil pessoas ficaram sem energia eléctrica em todo o sudeste dos EUA.