Todos os distritos costeiros estão sob aviso laranja devido à agitação marítima
Aviso do IPMA vai vigorar até ao meio-dia
Aviso do IPMA vai vigorar até ao meio-dia
Portugal continental está a ser afetado por uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, provocando chuva, trovoadas e vento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A precipitação será "por vezes forte e acompanhada de trovoada", em especial até ao final da manhã de quarta-feira.
Uma forte tempestade de granizo surpreendeu a população no sul da Cidade do México, na noite de segunda-feira, deixando as ruas cobertas de branco.
A costa espanhola da Catalunha, parte da comunidade de Aragão e Castellon, na região de Valência, estiveram sob alerta de chuvas fortes e tempestades no sábado.
Fenómeno raro avistado no domingo deixou banhistas assustados, tendo alguns abandonado as praias com receio que se tratasse de um tsunami. Afinal, o que é uma nuvem rolo?
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
De acordo com os cálculos do instituto, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos, pelo menos, até ao fim de semana.
Concelhos pertencentes aos distritos de Faro, Bragança, Guarda, Vila Real, Viseu, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre estão hoje em alerta máximo.
O alerta laranja devido às previsões de trovoada para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vigora entre as 18h de terça-feira e as 3h de quarta-feira.
As tempestades mataram pelo menos sete pessoas no estado do Missouri, cinco das quais na cidade de St. Louis, onde mais de cinco mil habitações ficaram danificadas e 38 pessoas ficaram feridas.
Num novo comunicado, o IPMA colocou sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje os distritos de Bragança, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga.
Distritos de Guarda e de Castelo Branco estarão sob aviso amarelo até às 18h00 de hoje, alerta o IPMA.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Os distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 21h00 de hoje.
A passagem da depressão Martinho, com chuva, vento e agitação marítima fortes, provocou milhares de ocorrências no continente português, na maioria quedas de árvores e estruturas, sobretudo na madrugada de quinta-feira.