Sábado – Pense por si

Espanha: Socialistas decidem se vão apoiar Rajoy

Se o Comité Federal decidir abster-se, o impasse político no país vizinho será superado

O órgão mais importante entre congressos do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), o Comité Federal, vai decidir se o partido deve manter a sua posição de recusa de um novo Governo chefiado por Mariano Rajoy, líder do Partido Popular (PP, de direita), ou se, através da abstenção, permite desbloquear o impasse político actual.

A maior parte das federações regionais do PSOE defendem a abstenção, mas os socialistas estão muito divididos sobre a questão depois da demissão, no início deste mês, do ex-secretário-geral, Pedro Sánchez, um firme defensor do "não" a Rajoy, que acabou por ser derrotado.

Os defensores do "não" estão receosos de que a coligação de partidos radicais de esquerda Unidos Podemos, a terceira força mais votada, passe a liderar a oposição ao PP. Aqueles que se querem abster pretendem evitar as terceiras eleições que iriam, segundo as sondagens, penalizar o PSOE.

Se o Comité Federal decidir pela abstenção socialista, o rei Felipe VI deverá, depois de ouvidos os partidos com assento parlamentar, voltar a apresentar o nome de Mariano Rajoy para chefiar o Governo.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.