NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Nas bagagens que transportavam, as autoridades encontraram binóculos de visão nocturna, roupas militares e dois passaportes que não lhes pertenciam
Dois cidadãos do Quirguistão, suspeitos de pertencerem ao auto-proclamado Estado Islâmico, foram presos no aeroporto Ataturk, em Istambul, no domingo, informou a agência de notícias turca Dogan.
No dia 28 de Junho passado, um ataque levado a cabo por três terroristas suicidas no aeroporto de Istambul fez 45 mortos. Os dois suspeitos de pertencerem ao grupo extremista islâmico presos no domingo foram identificados pela agência Dogan como K.V. (25 anos) e F.M.I. (35 anos) e já foram interrogados pela polícia em Istambul.
Nas bagagens que transportavam, as autoridades encontraram binóculos de visão nocturna, roupas militares e dois passaportes que não lhes pertenciam, acrescenta a notícia da Dogan, que cita as autoridades turcas.
As duas detenções ocorreram no mesmo dia em que um tribunal de Istambul acusou 13 pessoas, dez das quais de nacionalidade turca, de estarem envolvidos no ataque ao aeroporto, na semana passada.
No total, a polícia fez até ao momento 29 detenções, "entre os quais estrangeiros", disse no domingo o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim.
O ataque do passado dia 28 de Junho foi o mais grave dos quatro atentados registados em Istambul desde o princípio do ano e que ainda não foi reivindicado, apesar de o Governo turco admitir que se tratou de uma operação do Estado Islâmico.
As autoridades turcas já informaram que os três atacantes suicidas eram originários da Rússia, do Uzbequistão e do Quirguistão, duas das ex-repúblicas da União Soviética onde actualmente estão instaladas bases de extremistas islâmicos que combatem no Iraque e na Síria.
De acordo com a imprensa da Turquia, um homem de origem tchetchena, identificado como Akhmed Tchataiev, é o organizador do atentado ao aeroporto e que supostamente é o chefe do Estado Islâmico em Istambul.
Dois alegados membros do ISIS presos no aeroporto de Istambul
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."