NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Estes processos de integração estão "alinhados com o Plano Nacional de Saúde Mental e deverão estar terminados no primeiro semestre de 2023", adiantou a direção executiva liderada por Fernando Araújo.
A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) anunciou esta sexta-feira a integração de hospitais psiquiátricos nos centros hospitalares gerais, com o objetivo de aumentar o acesso, a eficiência e humanização dos cuidados prestados aos utentes.
Peter Spark/Movephoto
Estes processos de integração estão "alinhados com o Plano Nacional de Saúde Mental e deverão estar terminados no primeiro semestre de 2023", adiantou a direção executiva liderada por Fernando Araújo.
Em comunicado, a DE-SNS refere que já foram iniciados os trabalhos de elaboração dos planos de negócios para a fusão do Hospital Magalhães Lemos com o Centro Hospitalar Universitário do Porto, assim como do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa com o Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central.
Um processo idêntico arrancou na última semana com vista à integração no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra do Hospital Arcebispo João Crisóstomo - Cantanhede e do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais.
"Com estas iniciativas, pretende-se integrar os hospitais psiquiátricos em hospitais gerais, visando a empresarialização de todas as unidades hospitalares do País, aumentar o acesso, a eficiência e a humanização de cuidados", referiu o novo organismo criado pelo Governo para coordenar a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A DE-SNS considera ainda "fundamental promover a integração, com maior proximidade das instituições, numa mesma área geográfica, melhorando a participação dos cidadãos, das comunidades, dos profissionais e das autarquias na definição, acompanhamento e avaliação das políticas de saúde, maximizando o acesso e a eficiência" do SNS.
O processo de reforma da saúde mental está a decorrer até 2026, prevendo o recurso às verbas do Plano de Recuperação e Resiliência para investir cerca de 88 milhões de euros na qualificação e reforço das diferentes respostas disponíveis no País.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.