Sábado – Pense por si

Dakar: Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves são as esperanças lusas

02 de janeiro de 2017 às 09:09
As mais lidas

A edição de 2017 do Rali Dakar arranca esta segunda-feira, em Assunção, com um total de 15 portugueses, 11 dos quais motards

A edição de 2017 do Rali Dakar arranca esta segunda-feira, em Assunção, palco pela primeira vez da "prova rainha" do todo-o-terreno, que contará este ano com um total de 15 portugueses, 11 dos quais motards. É nas motos que Portugal tem o contingente principal, no qual figuram Hélder Rodrigues (Yamaha) e Paulo Gonçalves (Honda), dois grandes candidatos ao pódio.

 

Nos automóveis estarão dois navegadores portugueses, ambos em Mini: Filipe Palmeiro, ao lado do piloto chileno Boris Garafulic, e Paulo Fiúza, que fará equipa com o alemão Stephan Schott.

 

Nos camiões, José Martins integra uma formação da Iveco, constituída ainda pelo francês Thomas Robineau e o belga Dave Berghmans. Armando Loureiro forma com os franceses Georges Ginesta e Christophe Allot uma equipa da MAN.

 

Ao todo, estão inscritos 491 competidores, em 391 veículos, que vão atravessar na edição deste ano três países, Paraguai, Bolívia e Argentina, num total de cerca de 9.000 quilómetros, dos quais 4.000 vão ser cronometrados.

 

O Dakar deste ano fica marcado por incluir metade das etapas acima dos três mil metros de altitude. Algumas das especiais vão mesmo decorrer acima dos quatro mil metros.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.