Sábado – Pense por si

Dakar: Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves são as esperanças lusas

A edição de 2017 do Rali Dakar arranca esta segunda-feira, em Assunção, com um total de 15 portugueses, 11 dos quais motards

A edição de 2017 do Rali Dakar arranca esta segunda-feira, em Assunção, palco pela primeira vez da "prova rainha" do todo-o-terreno, que contará este ano com um total de 15 portugueses, 11 dos quais motards. É nas motos que Portugal tem o contingente principal, no qual figuram Hélder Rodrigues (Yamaha) e Paulo Gonçalves (Honda), dois grandes candidatos ao pódio.

 

Nos automóveis estarão dois navegadores portugueses, ambos em Mini: Filipe Palmeiro, ao lado do piloto chileno Boris Garafulic, e Paulo Fiúza, que fará equipa com o alemão Stephan Schott.

 

Nos camiões, José Martins integra uma formação da Iveco, constituída ainda pelo francês Thomas Robineau e o belga Dave Berghmans. Armando Loureiro forma com os franceses Georges Ginesta e Christophe Allot uma equipa da MAN.

 

Ao todo, estão inscritos 491 competidores, em 391 veículos, que vão atravessar na edição deste ano três países, Paraguai, Bolívia e Argentina, num total de cerca de 9.000 quilómetros, dos quais 4.000 vão ser cronometrados.

 

O Dakar deste ano fica marcado por incluir metade das etapas acima dos três mil metros de altitude. Algumas das especiais vão mesmo decorrer acima dos quatro mil metros.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.