Dakar2026: Navegador português Paulo Fiúza faz história e cumpre "um sonho"
Paulo Fiúza já tinha sido terceiro classificado ao lado do francês Stéphane Peterhansel nos carros, em 2020.
Paulo Fiúza já tinha sido terceiro classificado ao lado do francês Stéphane Peterhansel nos carros, em 2020.
"Mesmo não tendo vencido, foi um bom início de Dakar. Temos o ritmo certo apesar de não ter dado o máximo. O meu objetivo principal é terminar", sublinhou.
Foi o mais jovem campeão nacional de todo-o-terreno e agora estreia-se nas areias do deserto. Desde miúdo que ajuda o pai na oficina e diz que entra nas corridas “sempre no limite”. No rali mais duro do mundo vai integrar a equipa júnior da Red Bull.
As viagens exóticas, os hotéis luxuosos, as roupas extravagantes, as mulheres e os jantares com os amigos. Na semana em que os restos mortais de Eça de Queiroz vão ser transladados para o Panteão Nacional, relembramos a vida do escritor. E ainda: Clara Pinto Correia, Maude Queiroz Pereira e o património dos deputados do Chega.
Será André Villas-Boas capaz de por fim aos 42 anos de reinado do histórico líder dos dragões? "Estou confiante", responde o candidato, que falou à SÁBADO de vários temas: do sonho de ser futebolista à paixão pelos carros e motas, da zanga com Mourinho ao susto com os dois tumores, e das aventuras na Rússia e na China às ameaças e às polémicas da campanha.
O miúdo ruivo que gostava de jogar à baliza e que aprendeu a ser treinador com Bobby Robson e José Mourinho (e que em 2011 levou o FC Porto à conquista da Liga Europa) vai enfrentar Pinto da Costa nas eleições de abril. E garante que "nada vai abalar" a sua candidatura.
Começou nos karts aos 15 anos, mas depressa trocou as pistas pelos pisos de lama e areia. Oito vezes campeão nacional de todo-o-terreno, diz que herdou a paixão pelas corridas do pai, Carlos Barbosa, presidente do ACP.
O chefe da diplomacia francesa alertou que "pode ter havido um ataque terrorista contra o Dakar", pedindo às autoridades sauditas que "sejam o mais transparentes possível".
Este foi o primeiro triunfo de Joaquim Rodrigues Jr. na competição, marcando também a estreia de triunfos da marca Hero no Dakar, em seis presenças.
Ao lado de Ewan McGregor deu ao a volta ao mundo de mota. Depois de um acidente em Portugal, teve de reaprender a andar. Agora, viajou 21 mil quilómetros numa Harley Davidson elétrica desde o Sul ao Norte da América.
O piloto argentino terminou a prova com 4.56 minutos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa e 15.57 minutos sobre o britânico Sam Sunderland (KTM), que fechou os lugares do pódio.
Nascido na Etiópia, Auriol ficou conhecido como "Hubert, o africano". Aos 68 anos, foi vítima de "um acidente cardiovascular, na sequência de um longo combate contra uma doença", disse a sua família.
Piloto espanhol tinha abandonado a modalidade em 2018 mas assinou agora um contrato de dois anos com mais um de opção. Esta será a terceira passagem de Alonso pela Renault.
Serão realizadas alterações às entradas de ar das motos para reduzir a potência e a velocidade, com um período de testes até junho.
O piloto, que morreu vítima de uma queda no Rali Dakar, foi condecorado, a título póstumo, com a mais alta distinção que o Governo pode entregar no campo desportivo.
Vítima de um acidente a 12 de janeiro, na 7ª etapa do Rali Dakar, na Arábia Saudita, o piloto português foi a enterrar, esta sexta-feira, em Gemeses, Esposende. A presença de centenas de pessoas que quiseram despedir-se de Paulo Gonçalves obrigou a um dispositivo policial apertado. A missa foi transmitida por ecrã gigante para que a multidão pudesse assistir.