Sábado – Pense por si

Covid-19: Pelo menos 15 infetados em congresso de pneumologistas no Algarve

17 de novembro de 2021 às 12:53
As mais lidas

"Neste momento, estão identificados 15 casos em participantes no congresso. Todos eles estão vacinados e a grande maioria está assintomática", anunciou a Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia está a acompanhar a situação de 15 pessoas que ficaram infetadas com covid-19 durante o congresso que realizou este mês e que contou com 1.200 participantes, anunciou esta quarta-feira a organização.

"Neste momento, estão identificados 15 casos em participantes no congresso. Todos eles estão vacinados e a grande maioria está assintomática", anunciou a Sociedade em comunicado, referindo que os restantes têm sintomas ligeiros.

O 37.º Congresso de Pneumologia decorreu entre 11 e 13 de novembro no centro de congressos de um hotel, em Albufeira.

Na segunda-feira, foram identificados alguns casos, sendo cinco pertencentes a um grupo próximo e os restantes esporádicos, "não sendo evidente a origem e o tempo de infeção", de acordo com a informação divulgada.

A organização defende que, no recinto, foram cumpridas as medidas de prevenção da infeção recomendadas pela Direção Geral da Saúde: "Todos os participantes no congresso e todo o 'staff' envolvido na organização do evento apresentaram certificado digital ou teste negativo à entrada".

Aguarda-se ainda o resultado dos testes efetuados a alguns contactos.

Lembrando que nos últimos dias se tem verificado um aumento do número de infeções em profissionais de saúde, a Sociedade aproveitou para reclamar a administração, "com urgência", da dose de reforço da vacina nesta população.

Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.