Pagar só para dormir
Num mundo stressado e híper estimulado, há cada vez mais pessoas dispostas a pagar para conseguir descansar. Os hotéis oferecem experiências para noites de sono reparador.
Num mundo stressado e híper estimulado, há cada vez mais pessoas dispostas a pagar para conseguir descansar. Os hotéis oferecem experiências para noites de sono reparador.
A propósito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala no domingo, Daniel Coutinho, coordenador da comissão de trabalho de tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), diz que é essencial promover campanhas de sensibilização e educação dirigidas aos mais jovens.
"Maximizar o sono" pode parecer inofensivo, mas os especialistas alertam: entre dicas virais e práticas como o “mouth taping”, há riscos de obsessão e atraso nos diagnósticos.
Nenhum. Tossir é bom e não deve ser suprimido. Mas se quiser aliviar a sensação de arranhado na garganta opte pela solução mais caseira, aconselham os especialistas.
Não faltam argumentos para justificar a gratuidade da vacina contra a pneumonia a todos os maiores de 65 anos. Além de que a melhor estratégia para poupar é prevenir, alerta o especialista da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, José Coutinho Costa.
Já receberam a vacina 39% das pessoas com 65 ou mais anos de idade e 44,6% das pessoas com doenças crónicas.
O sono é um dos três pilares da saúde, juntamente com a alimentação e o exercício físico, mas são cada vez mais os portugueses que têm dificuldade em usufruir de noites retemperadoras. As horas em branco perturbam o cérebro e aumentam o risco de depressão, demências e obesidade.
Os pneumologistas Daniel Coutinho e Inês Sucena alertam ainda para a "nova roupagem" da "máquina de marketing altamente profissional da indústria tabaqueira".
Os médicos do hospital Gemelli, em Roma, referiram que o Papa vai enfrentar um período de convalescença de pelo menos dois meses. Durante os quais deve ainda estar sujeito a oxigénio e realizar exercícios respiratórios, explica Tiago Alfaro, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
Especialistas alertam para a necessidade urgente de medidas preventivas contra o Vírus Sincicial Respiratório, ações que podem salvar vidas e evitar hospitalizações
Diversas Sociedades médicas, incluindo a Sociedade Portuguesa de pneumologia e outras cinco, recomendam medidas preventivas contra o Vírus Sincicial Respiratório para reduzir hospitalizações e proteger grupos de risco.
As origens de Luís Montenegro e a recuperação do Papa Francisco
Os especialistas acreditam que as atualizações mais recentes sobre o estado de saúde do Papa Francisco podem indicar uma "perspetiva de tratamento eficaz da pneumonia bilateral". No entanto, há outros fatores a ter em conta para a alta hospitalar.
Há cinco vacinas contra a pneumonia em Portugal e é possível fazer mais do que uma e aumentar a proteção, consoante as necessidades. Maiores de 65 anos e pessoas com o sistema imunitário comprometido estão na linha da frente.
O vírus sincicial respiratório é responsável por mais de três mil internamentos em maiores de 65 anos em Portugal. O impacto na mortalidade pode mesmo ser superior ao da gripe em pessoas com doenças associadas. Seis sociedades médicas juntaram-se para recomendar a vacinação desta população.
O que se passa é que a estirpe predominante até agora não circulava desde antes da pandemia. Isso justifica a existência de tantos casos, sobretudo em crianças mais novas.