Kim Jong-un avisou que o Norte ia utilizar proativamente as armas nucleares se os interesses do país fossem ameaçados.
A Coreia do Norte disparou esta quarta-feira "um projétil não identificado" em direção ao leste. Os Chefes do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmaram, numa breve declaração, que o lançamento foi feito ao largo da costa leste do Norte, sem mais pormenores. Já o Ministério da Defesa do Japão disse que o país disparou um possível míssil balístico mas não forneceu mais explicações.
Este é 14.º lançamento realizado por Pyongyang desde o início do ano e ocorreu a menos de uma semana da tomada de posse do Presidente sul-coreano, Yon Suk-yeol, que prometeu ser mais restrito em relação ao vizinho do Norte.
Em março e pela primeira vez desde 2017, a Coreia do Norte disparou um míssil balístico intercontinental. O regime norte-coreano afirmou que continuava a desenvolver um arsenal nuclear, ignorando as propostas de diálogo dos Estados Unidos.
Observadores indicaram que nos últimos meses imagens obtidas por satélite mostram sinais de que o Norte está a preparar-se para um teste nuclear em instalações no nordeste do país.
Na semana passada, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, exibiu vários mísseis durante um desfile militar em Pyongyang, prometendo desenvolver o arsenal ao "ritmo mais rápido possível".
Kim avisou que o Norte ia utilizar proativamente as armas nucleares se os interesses do país fossem ameaçados.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.