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China testa novo caça furtivo de 5.ª geração

Pequim testou a versão mais recente do seu caça furtivo de quinta geração, que será vendido por 70 milhões de dólares e visa tirar quota de mercado a aviões de quarta geração mais caros, como o europeu Eurofighter Typhoon

A China testou a versão mais recente do seu caça furtivo de quinta geração, informou esta segunda-feira a imprensa estatal, numa altura em que Pequim tenta acabar com o monopólio ocidental dos aviões de guerra mais avançados.

O teste surge dias após a China enviar o seu único porta-aviões para a parte ocidental do Pacífico, para exercícios militares inéditos.

A nova versão do caça furtivo chinês, o J-31, - agora rebaptizado FC-31 Gyrfalcon -, realizou o primeiro teste na sexta-feira, segundo jornal oficialChina Daily.

O jacto de motor duplo é uma resposta da China à versão norte-americana, F-35, o mais moderno caça furtivo do mundo.

O FC-31 tem "melhores capacidades ocultas, equipamento electrónico aperfeiçoado e maior capacidade de carga", do que a versão anterior, que foi estreada em Outubro de 2012, refere o jornal, citando um especialista em aviação.

O caça deverá ser vendido por 70 milhões de dólares, visando tirar quota de mercado a aviões de quarta geração mais caros, como o europeu Eurofighter Typhoon.

Em comunicado, a fabricante do FC-31, a Aviation Industry Corp of China (AVIC) diz que o caça "vai acabar com o monopólio de algumas nações em jactos de combate de quinta geração".

A China tem desenvolvido rapidamente a sua indústria de armamento, incluindo sistemas de defesa antiaérea, drones e motores a jacto.

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