Sábado – Pense por si

China assinala 70.º aniversário da Segunda Guerra Mundial

08 de julho de 2015 às 13:35
As mais lidas

Quase duas centenas de espetáculos, 10 filmes e 12 séries de televisão vão assinalar a histórica data na China, num programa sem precedentes que incluirá uma parada militar em Pequim

Quase duas centenas de espectáculos, dez filmes e doze séries de televisão vão assinalar o 70.º aniversário do final da Segunda Guerra Mundial na China, num programa sem precedentes que incluirá uma parada militar em Pequim.

Trata-se do primeiro desfile do género organizado pelo governo chinês para festejar a "Vitória da China na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa" e ocorrerá no dia 3 de Setembro, que este ano será feriado nacional.

A produção de alguns dos 187 espectáculos previstos - um pacote de diversos formatos e para diferentes públicos, desde concertos sinfónicos a marionetas e acrobacia - começou há já três anos, indicou esta semana Dong Wei, vice-ministro chinês da Cultura.

Segundo foi anunciado, está também prevista a estreia de três séries de desenhos animados e a edição de mais de cem livros e de 20 publicações electrónicas.

"O objectivo é ilustrar o duro caminho do povo chinês até à vitória, evidenciando o papel de ancoradouro que o Partido Comunista Chinês desempenhou na guerra e salientando a contribuição do campo de batalha oriental para a vitória na Guerra Anti-Fascista Mundial", disse Tian Jin, vice-ministro da Administração Estatal da Imprensa, Publicações, Radio, Cinema e Televisão.

Nos manuais escolares chineses, a "Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa" começou no dia 7 de Julho de 1937, quando tropas japonesas estacionadas no nordeste da China atacaram uma guarnição à entrada de Pequim.

O referido ataque assinala o início de uma invasão generalizada da China, que ao longo de oito anos causaria mais de 35 milhões de baixas entre a população chinesa, civis e militares, e cuja memória alimenta ainda um vivo contencioso entre os governos dos dois países.

Instituído há um ano como "Dia Nacional da Vitória da China na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa", o 3 de Setembro assinala a rendição do Japão, ato realizado a bordo de um navio norte-americano no dia 2 de Setembro de 1945.