Quase duas centenas de espetáculos, 10 filmes e 12 séries de televisão vão assinalar a histórica data na China, num programa sem precedentes que incluirá uma parada militar em Pequim
Quase duas centenas de espectáculos, dez filmes e doze séries de televisão vão assinalar o 70.º aniversário do final da Segunda Guerra Mundial na China, num programa sem precedentes que incluirá uma parada militar em Pequim.
Trata-se do primeiro desfile do género organizado pelo governo chinês para festejar a "Vitória da China na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa" e ocorrerá no dia 3 de Setembro, que este ano será feriado nacional.
A produção de alguns dos 187 espectáculos previstos - um pacote de diversos formatos e para diferentes públicos, desde concertos sinfónicos a marionetas e acrobacia - começou há já três anos, indicou esta semana Dong Wei, vice-ministro chinês da Cultura.
Segundo foi anunciado, está também prevista a estreia de três séries de desenhos animados e a edição de mais de cem livros e de 20 publicações electrónicas.
"O objectivo é ilustrar o duro caminho do povo chinês até à vitória, evidenciando o papel de ancoradouro que o Partido Comunista Chinês desempenhou na guerra e salientando a contribuição do campo de batalha oriental para a vitória na Guerra Anti-Fascista Mundial", disse Tian Jin, vice-ministro da Administração Estatal da Imprensa, Publicações, Radio, Cinema e Televisão.
Nos manuais escolares chineses, a "Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa" começou no dia 7 de Julho de 1937, quando tropas japonesas estacionadas no nordeste da China atacaram uma guarnição à entrada de Pequim.
O referido ataque assinala o início de uma invasão generalizada da China, que ao longo de oito anos causaria mais de 35 milhões de baixas entre a população chinesa, civis e militares, e cuja memória alimenta ainda um vivo contencioso entre os governos dos dois países.
Instituído há um ano como "Dia Nacional da Vitória da China na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa", o 3 de Setembro assinala a rendição do Japão, ato realizado a bordo de um navio norte-americano no dia 2 de Setembro de 1945.
70.º aniversário da II Guerra Mundial assinalado com 187 espectáculos
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.
Para perceber se uma pessoa gosta de si ou não, perceba se ela quer estar ou não perto de si. Outra pista é o tempo que demora a responder a uma mensagem, email ou chamada, o tempo indica a importância que tem para essa pessoa.