O presidente leonino lembrou Moniz Pereira como "alguém que revolucionou o atletismo", com uma capacidade "inigualável de acreditar claramente no esforço, dedicação, devoção e que tanta glória trouxe ao Sporting CP e a Portugal"
O presidente do Sporting classificou a morte de Moniz Pereira como um momento de "grande tristeza para o desporto nacional", lembrando que não traz apenas luto ao Sporting, mas também ao atletismo e ao desporto nacionais.
Numa nota publicada na página oficial do Sporting, Bruno de Carvalho lembrou o "Senhor Atletismo", como era conhecido Mário Moniz Pereira, de "figura impar" nacional, recordando as suas presenças na maior competição desportiva do mundo [jogos olímpicos], os sucessos desportivos nela alcançados e os títulos conquistados enquanto treinador leonino.
"Esteve em 12 Jogos Olímpicos, que proporcionou dos maiores campeões a Portugal e ao Sporting CP. Podíamos dar tantos exemplos, Carlos Lopes com aquela vitória magnífica em 1984, que pela primeira vez se fez ouvir o hino nacional nos Jogos Olímpicos, Mamede, os irmãos Castro, tantos, tantos...", pode ler-se na mensagem de Bruno de Carvalho.
O presidente leonino lembrou ainda Moniz Pereira como "alguém que revolucionou o atletismo", com uma capacidade "inigualável de acreditar claramente no esforço, dedicação, devoção e que tanta glória trouxe ao Sporting CP e a Portugal".
"Só no Sporting como treinador tem 30 campeonatos nacionais de pista masculinos, 24 campeonatos nacionais de pista femininos, 33 campeonatos de corta-mato, e 12 taça de clubes campeões europeus de corta-mato. Relembro que o Sporting é o terceiro clube com mais títulos europeus e metade tem o dedo de Moniz Pereira. É absolutamente magnífico", recordou Bruno de Carvalho.
O líder leonino lembrou ainda o último título europeu conquistado no atletismo e um episódio vivido ainda em celebrações, que serviu de homenagem: "Depois de falar com Carlos Lopes e com Carlos Silva, fiz questão de ligar à família do professor para dizer que o título também era dele. Fazia parte desta conquista. É isso que me aquece um bocadinho o coração neste dia tão triste, apesar de nos ter abandonado apenas fisicamente. Um homem com esta grandeza, nunca nos abandona nem abandonará. Foi a possibilidade de o podermos homenagear ainda em vida, da forma que mais gostava: com vitórias. Vitórias com expressão internacional, neste caso título de campeão europeu", frisou.
Moniz Pereira morreu, no domingo, aos 95 anos, depois de uma vida dedicada ao atletismo e ao Sporting, que representou como dirigente, treinador e atleta.
Bruno de Carvalho: "Grande tristeza para o desporto nacional"
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.