NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A bordo da Estação Espacial Internacional, apreciaram dia 10 as primeiras verduras cultivadas no espaço, no que foi o primeiro passo para a jardinagem em micro gravidade
Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) apreciaram hoje as primeiras saladas cultivadas no espaço, no que foi o primeiro passo para a jardinagem em micro gravidade na perspectiva de futuras missões tripuladas a Marte.
O astronauta norte-americano Scott Kelly e outros membros da tripulação do posto avançado orbital degustaram hoje as primeiras folhas de "alface roxa espacial" às 16h37 TMG (17h37 em Lisboa), temperadas com um pouco de azeite e vinagre, conforme mostraram as imagens da televisão, em directo, divulgadas pela NASA.
"É genial", indicou o astronauta norte-americano Kjell Lindgren, após saborear uma folha de alface.
"É bom", concordou Scott Kelly, que está há um ano no posto avançado orbital com o seu colega russo Mikhail Kornienko.
A NASA espera que o cultivo permita fornecer uma fonte de alimentação substancial aos astronautas que efectuarão longas missões no espaço, divulgou momentos antes a agência espacial norte-americana num comunicado citado pela France Presse (AFP).
"Existem indicações de que as frutas e legumes frescos, como tomates, mirtilos e alfaces roxas são boas fontes de antioxidantes", afirmou o responsável pelo desenvolvimento de técnicas que permitam assegurar a manutenção das condições de vida no espaço, do programa da NASA, Ray Wheeler.
"Poder disponibilizar alimentos frescos no espaço, além de oferecer protecção adicional contra as radiações cósmicas, poderá consistir ainda num impacto psicológico favorável sobre os astronautas", acrescentou.
"Considero que os sistemas de cultivo de plantas, em micro gravidade, tornar-se-ão elementos importantes para todos os futuros viajantes de longas temporadas no espaço", apontou Gioia Massa, uma cientista da NASA, localizada no Centro Espacial Kennedy, na Florida.
Os vegetais produzidos no espaço foram aprovados para consumo humano após a primeira colheita "veg-01" ter sido enviada para a Terra, em 2014, para as necessárias análises a fim de garantirem que do seu consumo não resultariam problemas.
Astronautas comeram as primeiras saladas cultivadas no espaço
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.