Sábado – Pense por si

ARCOlisboa vai reunir 50 galerias de arte na Cordoaria Nacional

A ARCOlisboa contará com representação de galerias de Lisboa e algumas galerias internacionais

A ARCOlisboa - Feira Internacional de Arte Contemporânea de Lisboa regressa à capital portuguesa em segunda edição com 50 galerias portuguesas e estrangeiras, de 18 a 21 de maio, na Cordoaria Nacional, anunciou esta quinta-feira, 23 de Março, a organização.

Organizada pela Feira de Madrid (IFEMA), responsável pela ARCOmadrid, o certame irá reunir, no Programa Geral, meia centena de galerias seleccionadas pelo Comité Organizador, após a análise de todos os projectos recebidos.

Contará com representação de galerias de Lisboa, como Cristina Guerra, Pedro Cera, Vera Cortês, e, do Porto, como Murias Centeno, Quadrado Azul – ambas com sede também na capital -, Fernando Santos ou Pedro Oliveira, e outros projectos de Braga, como Mario Sequeira, e dos Açores, Fonseca Macedo.

A secção Opening vai ter a participação de oito galerias nacionais e internacionais, seleccionadas pelo escritor português João Laia.


Entre os artistas emergentes estarão Renato Leotta ou Karlos Gil.

Do programa fazem também parte o debate e a reflexão, num Fórum aberto ao público sobre a actualidade criativa e o mercado da arte, com quatro palestras por críticos e coleccionadores, que terão lugar no auditório da Casa da América Latina.

Juntamente com o programa das galerias, a ARCOlisboa também acolherá a presença de editoras e livrarias portuguesas independentes no espaço As tables are shelves, numa selecção de Luiza Teixeira de Freitas.

A ARCOlisboa 2017 abrirá as portas ao público de 18 a 21 de maio, das 12h00 às 20h00, excepto no último dia, que encerra às 18h00.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.