Organização internacional "ClientEarth" espera que as autoridades portuguesas cumpram o seu dever legal de proteger o estuário do Tejo.
A organização internacional "ClientEarth" defendeu hoje que construir um aeroporto no Montijo iria "comprometer irreversivelmente uma das mais importantes zonas húmidas da Europa" e afetar outros países além de Portugal.
"Esperamos que as autoridades portuguesas cumpram o seu dever legal de proteger o estuário do Tejo. Principalmente porque as aves migratórias protegidas e os habitats dependem desta área natural única para a sua sobrevivência, mas também devido ao papel fundamental que estes ecossistemas desempenham na garantia de um clima robusto e saudável", disse a advogada da organização Soledad Gallego, num comunicado hoje divulgado pela "ClientEarth".
A "ClientEarth" é uma organização de advogados que defende causas ambientais, como a luta contra as alterações climáticas, poluição ou defesa da vida selvagem. Advogados da organização e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), apoiados por outras sete organizações ambientalistas portuguesas, apresentaram no ano passado uma ação para anular a declaração de impacto ambiental que foi favorável à construção de um novo aeroporto no Montijo.
O parecer do Ministério Público foi favorável à ação das organizações.
"A intervenção de apoio do Ministério Público no caso é o primeiro grande sucesso para os grupos ambientalistas", diz-se no comunicado hoje divulgado, referindo-se que nomeadamente apoia a ação judicial por as autoridades não terem considerado os "impactos devastadores" de um futuro aeroporto no estuário do Tejo.
Além de chamar a atenção para as principais deficiências, "erros técnicos e inconsistências" na avaliação de impacto ambiental, o Ministério Público "salientou também que os impactos transfronteiriços que o projeto teria sobre as aves migratórias internacionais e europeias, e portanto sobre outros sítios protegidos em toda a Europa, foram injustificadamente subavaliados pelas autoridades", salienta a organização, concluindo que as autoridades portuguesas "evitaram consultar outros países que poderiam ser afetados pelo futuro projeto".
Citada no documento, a advogada salienta também que o Ministério Público sublinha não só a importância de reconhecer o potencial impacto que o projeto terá nas aves migratórias e na integridade do sítio protegido, mas também o potencial efeito de arrastamento que teria fora das fronteiras de Portugal.
Aeroporto no Montijo compromete importante zona húmida e afeta outros países
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.