Sábado – Pense por si

Treinador Rui Vitória assina contrato por dois anos com o Spartak Moscovo

"Podemos confirmar que o treinador Rui Vitória, de 51 anos, é o novo responsável técnico do Spartak Moscovo. [Rui] Vitória junta-se à nossa equipa, com um contrato de dois anos", refere o clube de Moscovo.

O treinador português Rui Vitória é o novo técnico do Spartak Moscovo, tendo assinado um contrato por dois anos, anunciou esta segunda-feira o clube russo no sítio oficial na Internet.

"Podemos confirmar que o treinador Rui Vitória, de 51 anos, é o novo responsável técnico do Spartak Moscovo. [Rui] Vitória junta-se à nossa equipa, com um contrato de dois anos", refere o clube de Moscovo.

O contrato com o Spartak Moscovo será a segunda experiência de Rui Vitória fora de Portugal, depois de nas duas últimas épocas e meia ter treinado os sauditas do Al Nassr, clube pelo qual conquistou um campeonato e uma supertaça daquele país.

Em Portugal, Rui Vitória orientou nos seniores o Vilafranquense, o Fátima, o Paços de Ferreira, o Vitória de Guimarães e o Benfica, conquistando três campeonatos com as 'águias' (2015/16 e 2016/17, tendo ainda participação em 2018/19).

Nessa época, o treinador foi despedido em janeiro, após a equipa ser derrotada à 15.ª jornada, em casa do Portimonense (2-0), deixando-a no quarto lugar, a sete pontos do líder, mas, já com Bruno Lage no comando técnico, a equipa recuperou e acabou por ser campeã.

Além dos três títulos de campeão português, Rui Vitória contabiliza também duas Taças de Portugal, pelo Benfica e pelo Vitória de Guimarães, uma Taça da Liga e duas Supertaças nacionais, também pelas 'águias'.

Nos sauditas do Al Nassr, o treinador cumpriu apenas uma época inteira, a de 2019/20, a que se seguiu ao título de 2018/19, saindo no final de dezembro de 2020, com apenas 10 jornadas disputadas e quando a equipa era 15.ª e penúltima classificada.

Na Rússia, Rui Vitória assume o clube com mais títulos na competição, 10, desde 1992, mas que nos últimos anos tem sido ultrapassado pelo Zenit São Petersburgo e CSKA Moscovo, ambos com seis.

O Zenit é tricampeão consecutivo no campeonato russo, enquanto o Spartak Moscovo, que esta época terminou em segundo lugar, a oito pontos da frente, teve a sua última conquista em 2016/17.

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres

GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro