Secções
Entrar

PS e PSD descem Chiado no fim da campanha, restantes partidos de norte a sul

04 de outubro de 2019 às 07:23

Depois de vários dias marcados pelo "caso Tancos", a morte de Diogo Freitas do Amaral obrigou a algumas mudanças de planos nas campanhas dos vários partidos.

O último dia de campanha eleitoral, marcado pelo velório de Freitas do Amaral, terá a descida do Chiado, em Lisboa, por parte de PS e PSD como ponto principal, com BE, CDU, CDS e PAN entre Braga e Setúbal.

Depois de vários dias marcados pelo "caso Tancos", a morte de Diogo Freitas do Amaral obrigou a algumas mudanças de planos nas campanhas dos vários partidos.

O fundador do CDS e antigo ministro Diogo Freitas do Amaral morreu na quinta-feira, aos 78 anos. O seu corpo vai estar em câmara ardente a partir das 17:00 de hoje, no Mosteiro dos Jerónimos, onde se realizará uma missa de corpo presente, às 19:00.

A campanha do PS, que tem a descida do Chiado, em Lisboa, marcada para as 14:30, sofreu "ajustamentos" em função da morte de Freitas do Amaral, sendo evitadas "manifestações mais festivas", afirmou na quinta-feira António Costa.

Depois da descida do Chiado, a comitiva do PS segue para o Porto, onde terá o comício de encerramento da campanha, no Coliseu, às 21:30.

Já o PSD, que desce o Chiado às 18:00, vai fazê-lo "sem barulho", disse na quinta-feira aos jornalistas o presidente Rui Rio.

Os sociais democratas cancelaram também o comício de encerramento da campanha eleitoral, que estava marcado para as 19:00 no largo do Carmo, também em Lisboa.

No CDS, a campanha foi suspensa no período da tarde, em virtude da morte de Freitas do Amaral. A presidente do partido, Assunção Cristas, disse na quinta-feira que o partido mantém apenas uma ação de campanha, de manhã, nas Caldas da Rainha e um almoço em Setúbal, anulando uma descida do Chiado e um comício de encerramento na sede do partido, no Largo Adelino Amaro da Costa, que estavam previstas para a tarde de hoje.

Na foz do Sado estará também o BE, com uma arruada que tem início na praça do Bocage pelas 17:45, e que contará com a presença da coordenadora Catarina Martins, seguindo-se o jantar de encerramento da campanha, no Clube Naval Setubalense.

A CDU centra o seu último dia de campanha a norte, com uma visita a uma pedreira em Penafiel, um almoço no Porto e uma arruada com início na praça da Liberdade e que terá o seu ponto principal na rua de Santa Catarina, e termina a campanha em Braga, com Jerónimo de Sousa.

O porta-voz do PAN (Pessoas - Animais - Natureza), André Silva, concentra o seu último dia de campanha na capital com ações de campanha que abordam temas como o Ensino, a Habitação, o apoio à vítima e animais, e encerra a campanha eleitoral com um jantar.

Nos partidos sem assento parlamentar, a Aliança encerra com uma arruada na zona do Saldanha, em Lisboa, ao passo que o PDR, em Lisboa, faz uma arruada no mercado da Ribeira.

O Nós, Cidadãos! por Lisboa, visita a Associação Portuguesa do Apoio à Vítima (APAV) pelo meio dia, seguindo-se uma arruada às 14:30, e o Chega tem um jantar em Setúbal.

O Livre tem várias ações espalhadas pelo distrito de Lisboa, fechando o dia com uma "maratona de redes sociais", e a Iniciativa Liberal encerra a campanha no Porto, às 18:30, na Cordoaria.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela