Secções
Entrar

Governo e sindicatos da função pública voltam a reunir-se hoje nas Finanças

12 de outubro de 2018 às 07:51

O Governo e os sindicatos da administração pública voltam hoje à mesa das negociações no Ministério das Finanças para continuarem a discussão sobre o Orçamento do Estado para 2019.

O Governo e os sindicatos da administração pública voltam hoje à mesa das negociações no Ministério das Finanças para continuarem a discussão sobre o Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), nomeadamente aumentos salariais.

As três estruturas sindicais -- Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP), Frente Comum (da CGTP) e Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) - reivindicam actualizações salariais entre 3% e 4% para o próximo ano, mas a margem do Governo é inferior, de 50 milhões de euros no total.

As propostas iniciais do Governo apresentadas durante as negociações no parlamento situavam-se entre cinco euros, se os aumentos abrangessem todos os trabalhadores, e os 35 euros se fossem dirigidos apenas a quem ganha menos, tal como avançou a Lusa.

Os sindicatos têm a expectativa de que o Governo apresente hoje uma proposta para aumentos, exigindo uma actualização para todos os trabalhadores da administração pública e não apenas para alguns.

Na última ronda negocial com as estruturas sindicais, há uma semana, dia 04, o Ministério das Finanças avançou com uma proposta sobre outras matérias a incluir no OE2019 para a função pública, que prevê o pagamento faseado das progressões na carreira em 2019, à semelhança do que aconteceu este ano.

Segundo o documento, quem tem direito a progredir em 2019 verá o pagamento do acréscimo salarial repartido em quatro vezes até 2020 da seguinte forma: 25% em 1 de Janeiro de 2019, 50% em 1 de Setembro, 75% em 01 de maio de 2020 e 100% em 01 de Dezembro.

Ainda de acordo com a proposta, os prémios de desempenho voltam a ser possíveis no próximo ano, mas será paga apenas metade do valor. Além disso, apenas os trabalhadores que não progredirem em 2018 e 2019 poderão ter direito a prémios ou a progressões por opção gestionária.

Os sindicatos criticaram a proposta, recusando um novo faseamento das progressões em 2019.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela