Secções
Entrar

Conselho de Estado: Desafios da UE merecem "contínua reflexão"

11 de julho de 2016 às 22:11

Marcelo Rebelo de Sousa escolheu "a situação política internacional e suas incidências em Portugal" para tema desta segunda reunião, que durou cerca de cinco horas

O Conselho de Estado considera que os desafios económicos, financeiros, sociais e políticos colocados à União Europeia (UE) merecem "uma contínua reflexão aprofundada" e um acompanhamento por parte deste órgão.

 

Segundo uma "nota informativa" de sete linhas distribuída aos jornalistas no Palácio de Belém, em Lisboa, após cerca de cinco horas de reunião, o Conselho de Estado "analisou a situação económica e política europeia e sua incidência em Portugal".

 

O órgão político de consulta do Presidente da República "sublinhou, em particular, a premência de uma contínua reflexão sobre os desafios colocados à UE, em termos económicos, financeiros, sociais e políticos, e que deve, também, merecer o acompanhamento pelo Conselho", refere a mesma nota.

 

A reunião desta segunda-feira do Conselho de Estado teve início cerca das 16h20, imediatamente depois de a selecção portuguesa, que no domingo se sagrou campeã europeia, ter sido recebida no Palácio de Belém, e terminou perto das 21h10.

 

Esta reunião decorreu sem a presença do antigo Presidente da República Mário Soares por motivos de saúde, e do antigo primeiro-ministro António Guterres, que se encontra em Nova Iorque para iniciativas relacionadas com a sua candidatura a secretário-geral das Nações Unidas, incluindo um debate com os outros candidatos, marcado para terça-feira.

 

Marcelo Rebelo de Sousa, que tomou posse como Presidente da República a 09 de Março, imprimiu uma tendência de convocação trimestral Conselho de Estado e escolheu "a situação política internacional e suas incidências em Portugal" para tema desta segunda reunião.

 

Os conselheiros de Estado reuniram-se sem que houvesse ainda uma decisão europeia sobre sanções a Portugal e Espanha por défice excessivo, matéria sobre a qual o Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) se deverá pronunciar esta terça-feira.

 

Fonte da Presidência da República disse à Lusa que um dos temas principais em análise nesta reunião seria o contexto europeu resultante do chamado "Brexit", determinado pelo referendo de 23 de Junho no Reino Unido, em que 51,9% dos eleitores votaram pela saída deste país da União Europeia (UE).

 

A primeira reunião do Conselho de Estado convocada por Marcelo Rebelo de Sousa realizou-se há três meses, a 7 de Abril, tendo como convidado o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, para falar da situação financeira e económica europeia.

 

Presidido pelo chefe de Estado, este órgão político de consulta é composto por presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, presidente do Tribunal Constitucional, Provedor de Justiça, presidentes dos governos regionais e pelos antigos Presidentes da República.

 

Além destes membros, integra cinco cidadãos designados pelo Presidente e cinco eleitos pela Assembleia da República.

 

Marcelo Rebelo de Sousa nomeou conselheiros de Estado o ex-dirigente do CDS-PP António Lobo Xavier, o antigo primeiro-ministro António Guterres, o ensaísta Eduardo Lourenço, o antigo presidente do PSD Luís Marques Mendes e a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela