Sábado – Pense por si

Príncipe Harry diz querer “reconciliação” com a família real

À BBC, o duque de Sussex admitiu querer reconciliar-se com a família real e, em especial, com o seu pai.

Numa entrevista ao canal televisivo BBC o duque de Sussex afirmou que "adoraria uma reconciliação" com a família real. O príncipe disse também estar "devastado" por ter perdido uma ação judicial que lhe garantia segurança no Reino Unido. 

AP Photo/Kirsty Wigglesworth

Harry falou com a BBC na Califórnia onde reside, depois de ter perdido um recurso que lhe garantia o tipo de segurança que os restantes membros da sua família têm direito quando estão no Reino Unido. "Não consigo imaginar um mundo em que, nesta altura, trouxesse a minha mulher e os meus filhos de volta ao Reino Unido", afirmou. 

Revelou também que a decisão de suprimir o seu direito à segurança afeta-o "todos os dias", deixando-o numa posição em que só pode regressar, em segurança, ao Reino Unido, se for convidado pela família real, uma vez que nessas circunstâncias poderia obter o nível de segurança que deseja.

Quanto à relação com o seu pai, o rei Carlos III, Harry confessou que o monarca não fala com ele "por causa desta questão da segurança", mas que não quer continuar com os desentendimentos, uma vez que não sabe "quanto tempo" terá o pai. 

Apesar dos "desentendimentos" com alguns membros da família, o duque confessa que os perdoa. "Gostaria muito de me reconciliar com a minha família, não vale a pena lutar, a vida é preciosa", disse.

Questionado sobre se tinha saudades do Reino Unido, Harry explicou que adorava o seu país, "apesar do que algumas pessoas nesse país fizeram, e penso que é realmente muito triste não poder mostrar aos meus filhos a minha terra natal". 

Esta sexta-feira, o Tribunal de Recurso do Reino Unido rejeitou o caso do príncipe onde decidiu que, apesar da sua equipa ter apresentado argumentos "poderosos" sobre o nível de ameaça que a sua família enfrenta, o seu "sentimento de queixa" não se traduzia "num argumento legal".