Sábado – Pense por si

O momento em que Isabel II encerrou as comemorações do Jubileu de Platina

A rainha Isabel II veio à varanda do Palácio de Buckingham no momento em que se entoou o hino God Save the Queen.

A rainha Isabel II veio à varanda do Palácio de Buckingham, em Londres, assinalar o encerramento dos festejos do Jubileu de Platina. Acompanhada pelo príncipe Carlos e Camilla, bem como pelo príncipe William, Kate Middleton e pelos príncipes George, Charlotte e Louis, acenou à multidão. 

Durante a maior parte dos eventos, a rainha manteve-se no castelo de Windsor, devido a problemas de mobilidade.

A carregar o vídeo ...

Numa tarde cinzenta, mas sem a chuva e vento que as previsões meteorológicas chegaram a prever, milhares de pessoas deslocaram-se até ao centro de Londres para ver o último dia das celebrações dos 70 anos de reinado de Isabel II.  

Um cortejo carnavalesco, com militares, música e dança, rematou quatro dias de celebrações em homenagem à monarca britânica com maior longevidade no trono na história do Reino Unido.

Mais de 10.000 pessoas, incluindo militares, artistas, funcionários públicos e cidadãos voluntários, desfilaram ao longo de três quilómetros entre Westminster e o Palácio de Buckingham, atravessando ruas engalanadas com bandeiras britânicas.

A centenária carruagem a cavalos dourada que transportou a monarca no dia da coroação em 1953 e em jubileus posteriores, liderou a parada, com um holograma da rainha a acenar à janela. 

O corso, que se estendeu por três horas, foi dividido em quatro atos, com alusões a sete décadas de cultura, música e moda e referências à história e personalidade da rainha.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.