Sábado – Pense por si

Ao minuto

Morte de Isabel II. "Pelo mundo inteiro sentiu-se um grande amor pela rainha", disse Carlos III

A monarca britânica morreu aos 96 anos em Balmoral.

Yui Mok/Pool via REUTERS
Artigos Relacionados
Ao Minuto Atualizado 09 set 2022
09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 18:04

"Pelo mundo inteiro sentiu-se um grande amor pela rainha", disse Carlos III

O rei Carlos III faz o seu primeiro discurso à nação a partir do Palácio de Buckingham. "Ela fez sacrifícios pelo dever e a sua devoção ao povo nunca foi abalada", recorda o filho de Isabel II.

"Pelo mundo inteiro sentiu-se um grande amor pela rainha", disse Carlos III.

Referindo o seu sentido de humor, Carlos III "honra o legado" da mãe e diz que "partilha com todos" o sentimento de perda por Isabel II.

O rei lembra que apesar da morte do símbolo que era a sua mãe, "a monarquia tem de continuar" e que lhe cabe agora continuar a tradição e compromete-se a "fazer cumprir os princípios constitucionais". "Espero servir-vos com lealdade e amor, como sempre fiz ao longo da vida", assegurou, reconhecendo que a sua vida "irá mudar" e que não vai poder dedicar tanto tempo às caridades com as quais tem trabalhado. 

"A minha mulher, Camila, de 17 anos, vai assumir o cargo de rainha consorte e o meu filho passa a ser o duque da Cornualha e príncipe de Gales", explicou o monarca. Deixou ainda uma palavra de encorajamento a Harry e a Meghan Markle, "que estão a construir uma vida do outro lado do oceano".

"Para a minha querida mamã, quando começas a viagem para te juntares ao meu querido papá, digo apenas isto: obrigado. Obrigado pela tua devoção e amor a nós e às nações que tanto amaste. Que os anjos te acompanhem em direção ao teu descanso eterno."

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 17:18

Carlos III já recebeu Liz Truss

O rei Carlos já teve a sua primeira audiência presidencial com a primeira-ministra britânica. 

Este foi um dos primeiros pontos da agenda oficial do rei. Ainda hoje irá fazer o seu primeiro discurso à nação enquanto rei.

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 16:00
autor Diogo Barreto

Rei Carlos III recebido por multidão no Palácio de Buckingham

Centenas de populares assistiram à chegada do novo monarca ao palácio real. Carlos apertou a mão a várias pessoas que entoaram o hino britânico e lhe transmitiram votos de pesar pela morte da mãe.

Yui Mok / REUTERS
09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 14:15

Carlos III a caminho de Buckingham

O rei Carlos III já se encontra em Londres a caminho do Palácio de Buckingham. Irá encontrar-se com Liz Truss, a primeira-ministra britânica.

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 14:00

Truss e Carlos III reúnem-se esta tarde

A primeira-ministra britânica, Liz Truss, vai reunir com o rei Carlos III pela primeira vez esta sexta-feira. 

Carlos chegou a Londres vindo da Escócia e é esperado que faça um discurso à nação pelas 18h.

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 13:33

Carlos é proclamado rei este sábado, às 11h

Carlos vai ser proclamado rei este sábado às 11h, a partir das varandas do Palácio de St. James, em Londres.

Este é mais um dos passos protocolares da sucessão. Carlos passou a ser o rei logo depois da rainha ter morrido, mas só este sábado vai ser proclamado. Já a coroação deverá acontecer apenas daqui a alguns meses. 

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 13:29

Boris Johnson apelida a rainha de "Isabel, a grande"

O ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson lembrou, durante a sessão na Casa dos Comuns, a rainha como alguém "radiante e sábia como poucos", afirmando que na última reunião que ambos tiveram, três dias antes da sua morte, ainda continuava "fascinada por política". 

Johnson teceu ainda elogios à humildade de Isabel II, arrancando algumas gargalhadas no seu elogio fúnebre quando relembrou a sua condução. "Ao contrário de nós, os políticos, que andamos com os nossos carros à prova de bala e motoristas, posso garantir-vos - e vi isto com os meus próprios olhos - que ela conduzia o próprio carro, sem seguranças e detetives, passando a velocidades medonhas pelas estradas escocesas." 

O antigo líder conservador deixou ainda elogias ao seu "espírito indomável", a que recorreu para "criar a monarquia moderna".

Deixou ainda um cognome para Isabel II: "O facto de podermos dizer cheios de confiança 'Deus salve o rei' é um tributo a ele [Carlos III], mas acima de tudo a Isabel, a grande, que trabalhou arduamente pelo bem do seu país, não apenas para agora, mas para as gerações vindouras". 

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 13:11

Salvas de canhão em honra de Isabel II por todo o país

Várias salvas de canhão estão a ser disparadas em vários pontos do Reino Unido. 

São feitos 96 disparos, um por cada ano de vida de Isabel II.

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 12:34

Truss recorda Isabel II como "a melhor diplomata"

A primeira-ministra britânica, Liz Truss, lembrou a rainha como "a melhor diplomata", destacando as sentidas "homenagens" que lhe foram feitas em todos os continentes.

Voltando a usar a comparação a que recorreu esta quinta-feira, Truss repetiu que Isabel II era "uma rocha" à qual o Reino Unido se agarrou ao longo de sete décadas. "O Reino Unido é o país que é; a Commonwealthe é a comunidade que é por causa dela", afirmou.

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 12:16

Casa dos Comuns cumpre um minuto de silêncio

A Casa dos Comuns está cheia, esta sexta-feira. Todos os deputados vestem de preto, em sinal de luto e cumpriram um minuto de silêncio em memória de Isabel II. 

Calhou depois aospeaker (o equivalente ao Presidente da Assembleia da República) prestar tributo à monarca falecida, garantindo que terá uma "entrada garantida nos livros de história" e que tal não se deve apenas ao seu longo reinado.

Lindsay Hoyle expressou ainda as suas mais "sinceras simpatias" ao novo rei, Carlos III.

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 12:06

Jogos da Premier League adiados

Os clubes da liga inglesa decidiram adiar os jogos da Premier League na sequência da morte da rainha.

"De forma a honrar a sua vida extraordinária e a contribuição que deu ao país os jogos da Premier League deste fim de semana vão ser adiados, incluindo o de segunda-feira à noite", pode ler-se no comunicado oficial da liga. 

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 11:30

Carlos já deixou o castelo de Balmoral

O rei Carlos III já saiu do castelo de Balmoral rumo a Londres. Irá hoje reunir-se com a primeira-ministra britânica e irá fazer um discurso ao Reino Unido.

No carro, foi acompanhado por Camilla, que será a rainha consorte. 

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 10:40

Kremlin lamenta morte de Isabel II

O povo russo tinha "grande respeito" pela rainha Isabel II, pela sua "sabedoria e autoridade", considerou o Kremlin num comunicado oficial acerca da morte de Isabel II.

"Estas qualidades estão em falta no palco internacional de momento", lamentou Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, numa chamada com jornalistas.

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 10:29

Governo britânico avança com luto nacional

O governo britânico determinou que começou agora o período de luto nacional por Isabel II. Irá continuar até ao fim do dia do funeral de Estado, indica a Reuters. 

Num documento, são dadas orientações sobre bandeiras, viagens, e outras atividades e serviços públicos. 

Não há obrigação para cancelar ou adiar eventos ou momentos desportivos, ou fechar locais de espetáculos: tal ficará sob responsabilidade das organizações individuais. 

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 10:00

Príncipe Harry saiu sozinho de Balmoral

O jornalThe Guardianfotografou o príncipe Harry dentro de um carro no momento em que deixou Balmoral, onde morreu a sua avó, a rainha Isabel II. A saída deu-se cerca das 8h15. 

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 09:52

Luto real vai durar sete dias após funeral de Isabel II

A família real britânica vai respeitar um período de sete dias de luto real após o funeral de Isabel II. As bandeiras nas residências reais vão manter-se a meia haste.

Esta sexta-feira, será cumprida uma salva de tiros no Hyde Park e na Torre de Londres às 13 horas. Cada uma das 96 rondas marca um ano da vida da rainha.

Ainda não se sabe quando decorrerá o funeral, mas espera-se que seja onze dias depois da morte de Isabel II.

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 09:24

Isabel II tinha fortuna pessoal avaliada em €496 milhões

Com a morte da rainha Isabel II, o que acontece à sua fortuna pessoal? É herdada por Carlos III - sem impostos, devido a uma regra aplicada desde os anos 90.Saiba mais aqui

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 08:39

Urso Paddington despede-se de Isabel II

Foi um dos momentos de maior sucesso do Jubileu de Platina de Isabel II, em junho: a transmissão de um vídeo em que o urso Paddington, uma das mais célebres personagens britânicas, toma chá com a rainha. Agora, no Twitter, um momento do vídeo foi recuperado para marcar a morte da rainha. 

Saiba mais aqui

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 08:02

Na Nova Zelândia, jovens executaram haka de homenagem

A carregar o vídeo ...
09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 07:45

Reis europeus lamentam morte de Isabel II

A rainha da Dinamarca lamentou a morte de Isabel II. A rainha Margarida II passa agora a ser a monarca com o reino mais longo da Europa.

Considerou Isabel II "uma figura cimeira entre os monarcas europeus" e "uma grande inspiração". "Vamos ter muitas saudades dela", afirmou.

O rei da Suécia, Carlos Gustavo, disse que Isabel II teve "uma devoção sem limites e sentido de dever".

O rei Harald da Noruega considerou que a rainha "acompanhou o povo britânico através de alegrias e desgostos, nos bons e nos maus momentos".

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 07:08

Filhos de Archie e Meghan têm direito a títulos com morte de Isabel II

O jornal The Guardian explica que, face à ascensão ao trono de Carlos III, os seus netos ficam com direito a títulos reais. Caso o rei não o deseje, teria que emitir um decreto nesse sentido. 

Saiba mais aqui

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 06:55

Parlamento australiano em paragem de quinze dias

O parlamento australiano será suspenso durante quinze dias devido ao luto face à morte da rainha. O primeiro-ministro Anthony Albanese foi criticado pela extensão da pausa. No estado de Victoria, os deputados terão que fazer um juramento de lealdade ao rei Carlos III.

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 06:44

Homenagens prestadas em todo o mundo

Em vários países, foi assinalada a morte da rainha britânica: o Cristo Redentor foi iluminado com as cores da bandeira britânica e em Nova Iorque, EUA, o retrato de Isabel II foi mostrado em Times Square. No seu país, à frente do Palácio de Buckingham, milhares reuniram-se para a despedida.Saiba mais aqui. 

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 06:17

Presidente da China apresenta condolências

O presidente chinês Xi Jinping apresentou as suas "sinceras condolências ao povo e governo britânicos". "A morte [da rainha Isabel II] é uma grande perda para o povo britânico."

09 set 2022 09 de setembro de 2022 às 06:12

Como será marcada a morte de Isabel II esta sexta-feira?

Bom dia. 

Esta sexta-feira, ocorrem vários eventos para assinalar a morte de Isabel II.

O rei Carlos e a rainha consorte Camilla passaram a noite em Balmoral, mas seguem hoje para Londres onde o rei terá uma audiência com a primeira-ministra Liz Truss.

Os planos de funeral serão confirmados por Carlos III, e o governo britânico irá confirmar a extensão dos dias de luto nacional - que se espera serem doze. Além do luto nacional, será ainda decidida a duração do luto na corte, que pode durar um mês.

Nos edifícios reais, a bandeira estará a meia-haste. Vão ouvir-se os sinos na Abadia de Westminster, na catedral de São Paulo e no castelo de Windsor. Todos os sinos do país devem ser ouvidos ao meio-dia.

Será ainda feita uma salva com 96 rondas de tiros: cada uma marca um ano da sua vida.

O rei Carlos III irá dirigir-se ao Reino Unido ao início da tarde, e espera-se que faça uma homenagem à mãe e que se comprometa como novo soberano.

A primeira-ministra e altos responsáveis do governo britânico deverão marcar presença numa cerimónia na catedral de São Paulo.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.