NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Tweets antigos da estrela de "Emilia Pérez", que lidera a corrida aos Óscares com 13 nomeações, levaram a que a plataforma de streaming a tivesse cortado das atividades de promoção do filme.
A Netflix, distribuidora de Emilia Pérez, terá retirado Karla Sofía Gascón dos emails promocionais e tem planos de editar os cartazes do filme para dar mais destaque a Zoe Saldaña, depois de alguns tweets polémicos da protagonista terem sido desvendados.
Jordan Strauss/AP
A atriz de 52 anos está nomeada para o prémio de melhor atriz nos Óscares, depois de interpretar o papel de um barão da droga transgénero no musical de Jacques Audiard. O filme que venceu quatro Globos de Ouro e recebeu 13 nomeações para os Óscares, recentemente tem sido atingido com polémicas, descarrilando a sua campanha.
Nas últimas semanas, vários tweets ofensivos de Karla Sofía Gascón foram desenterrados entre 2016 e 2020. Numa publicação descreve George Floyd, o homem assassinado pela polícia nos Estados Unidos em 2020 como sendo um "vigarista toxicodependente". Em várias publicações critica o Islão e os muçulmanos, "É impressão minha ou há cada vez mais muçulmanos na Espanha? Cada vez que vou buscar a minha filha ao colégio há mais mulheres com o cabelo tapado e com as suas saias até aos calcanhares. Talvez para o ano que vem em vez de inglês teremos de ensinar árabe" e "O Islão está-se a converter num foco de infeção para a humanidade que precisa urgentemente de ser curado".
Criticou ainda a diversidade da cerimónia dos Óscares em 2021: "Cada vez mais os Óscares se assemelham a uma cerimónia de filmes independentes de protesto, não sabia se estava a assistir a um festival afro-coreano, a uma demonstração Black Lives Matter ou ao 8 de Março (dia internacional da mulher)". Desde então, a atriz deu uma entrevista à CNN en Español pedindo desculpa pelas pessoas que ofendeu e defendendo que não é racista.
Segundo o Hollywood Reporter, a plataforma de streaming além de afastar a atriz dos eventos promocionais, não terá interesse em proporcionar a candidata aos Óscares com as cortesias habituais como transporte e alojamento, de forma a marcar a sua presença nos restantes eventos promocionais.
Além disso, Gascón já foi retirada das notificações de email e dos anúncios que promovem o filme, e os painéis publicitários que mostram a atriz irão ser substituídos, em princípio, pela sua colega de elenco Zoe Saldaña.
Não é esperado que a atriz compareça em eventos de promoção como almoços e outras cerimónias nos EUA, mas poderá participar nos Prémios Goya, a versão espanhola dos Óscares, que terão lugar no sábado, uma vez que os seus comportamentos "não são considerados tão problemáticos na Europa como nos Estados Unidos".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Há momentos que quebram um governo. Por vezes logo. Noutras, há um clique que não permite as coisas voltarem a ser como dantes. Por vezes são casos. Noutras, são políticas. O pacote laboral poderá ser justamente esse momento para a AD.
A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.
Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.
O tarefeiro preenche um buraco, não constrói a casa. Tal como no SNS, a proliferação de tarefeiros políticos não surge do nada. É consequência de partidos envelhecidos, processos de decisão opacos, e de uma crescente desconfiança dos cidadãos.