Sábado – Pense por si

Netflix afasta-se de Karla Sofía Gascón depois de tweets polémicos

Gabriela Ângelo 05 de fevereiro de 2025 às 16:27
As mais lidas

Tweets antigos da estrela de "Emilia Pérez", que lidera a corrida aos Óscares com 13 nomeações, levaram a que a plataforma de streaming a tivesse cortado das atividades de promoção do filme.

A Netflix, distribuidora de Emilia Pérez, terá retirado Karla Sofía Gascón dos emails promocionais e tem planos de editar os cartazes do filme para dar mais destaque a Zoe Saldaña, depois de alguns tweets polémicos da protagonista terem sido desvendados. 

Jordan Strauss/AP

A atriz de 52 anos está nomeada para o prémio de melhor atriz nos Óscares, depois de interpretar o papel de um barão da droga transgénero no musical de Jacques Audiard. O filme que venceu quatro Globos de Ouro e recebeu 13 nomeações para os Óscares, recentemente tem sido atingido com polémicas, descarrilando a sua campanha.

Nas últimas semanas, vários tweets ofensivos de Karla Sofía Gascón foram desenterrados entre 2016 e 2020. Numa publicação descreve George Floyd, o homem assassinado pela polícia nos Estados Unidos em 2020 como sendo um "vigarista toxicodependente". Em várias publicações critica o Islão e os muçulmanos, "É impressão minha ou há cada vez mais muçulmanos na Espanha? Cada vez que vou buscar a minha filha ao colégio há mais mulheres com o cabelo tapado e com as suas saias até aos calcanhares. Talvez para o ano que vem em vez de inglês teremos de ensinar árabe" e "O Islão está-se a converter num foco de infeção para a humanidade que precisa urgentemente de ser curado".

Criticou ainda a diversidade da cerimónia dos Óscares em 2021: "Cada vez mais os Óscares se assemelham a uma cerimónia de filmes independentes de protesto, não sabia se estava a assistir a um festival afro-coreano, a uma demonstração Black Lives Matter ou ao 8 de Março (dia internacional da mulher)". Desde então, a atriz deu uma entrevista à CNN en Español pedindo desculpa pelas pessoas que ofendeu e defendendo que não é racista.

Segundo o Hollywood Reporter, a plataforma de streaming além de afastar a atriz dos eventos promocionais, não terá interesse em proporcionar a candidata aos Óscares com as cortesias habituais como transporte e alojamento, de forma a marcar a sua presença nos restantes eventos promocionais. 

Além disso, Gascón já foi retirada das notificações de email e dos anúncios que promovem o filme, e os painéis publicitários que mostram a atriz irão ser substituídos, em princípio, pela sua colega de elenco Zoe Saldaña.

Não é esperado que a atriz compareça em eventos de promoção como almoços e outras cerimónias nos EUA, mas poderá participar nos Prémios Goya, a versão espanhola dos Óscares, que terão lugar no sábado, uma vez que os seus comportamentos "não são considerados tão problemáticos na Europa como nos Estados Unidos".

Artigos Relacionados