Sábado – Pense por si

GPS

"Emilia Pérez" e "O Brutalista" lideram corrida aos Óscares

Filme francês conta com 13 nomeações, logo seguido de "O Brutalista" com 10. Fernanda Torres e o "Ainda Estou Aqui" também estão nomeados. Cerimónia realiza-se a 2 de março, em Los Angeles.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
As mais lidas GPS
Ana Bela Ferreira , Pedro Henrique Miranda 23 de janeiro de 2025 às 14:01
REUTERS/Shannon Stapleton/File Photo

Emilia Pérez, o musical francês da Netflix sobre um barão da droga mexicano que recorre à transição de género para mudar de vida, é o maior nomeado da 97ª cerimónia dos Óscares da Academia, com 13 menções na lista dos melhores de 2024, divulgada esta quinta-feira pelos atores Bowen Yang e Rachel Sennott. É o filme internacional com mais nomeações de sempre.

Além de ser citado nas corridas a Melhor Filme, Realizador (para Jacques Audiard) e Atriz Principal e Secundária (para Karla Sofía Gascón e Zoe Saldaña, respetivamente), Emilia Pérez foi reconhecido nas categorias de Melhor Argumento Adaptado, Filme Internacional, Banda Sonora Original e Canção Original (onde teve duas menções), bem como na maioria das categorias técnicas, incluindo Som, Fotografia e Edição.

Entre os mais nomeados candidatos a Melhor Filme, seguem-se O Brutalista (10 nomeações), épico de quase quatro horas realizado por Brady Corbet e protagonizado por Adrien Brody (ambos também nomeados), e Wicked, adaptação do musical inspirado no Feiticeiro de Oz e encabeçado por Cynthia Erivo e Ariana Grande, mencionadas nas categorias de Atrizes Principal e Secundária - cada um com 10 nomeações.

Seguem-se A Complete Unknown, de James Mangold, biografia de Bob Dylan na transição para a sua fase elétrica protagonizada por Timothée Chalamet, e Conclave, drama de Edward Berger com Ralph Fiennes no centro de um mistério no Vaticano na eleição de um novo papa - ambos com 8 nomeações, incluindo nas categorias de Melhor Filme, Ator Principal, Atriz Secundária e Argumento Adaptado.

Anora, a comédia-drama do realizador independente Sean Baker sobre uma trabalhadora do sexo russo-americana (e vencedor da prestigiada Palma de Ouro em Cannes), segue-se com seis nomeações, incluindo em quase todas as principais categorias: Filme, Realizador, Atriz Principal, Ator Secundário e Argumento Original.

Para trás, ficam o expressivo body-horror de A Substância, de Coralie Fargeat, que também recebeu menções nas principais categorias, e a segunda instalação da saga Duna, de Denis Villeneuve, Duna: Parte Dois, que, além de Melhor Filme, distinguiu-se nas categorias técnicas - cada um teve 5 nomeações.

Ainda Estou Aqui, drama de Walter Salles sobre a luta de uma mulher para encontrar o marido desaparecido durante a ditadura militar brasileira, teve três nomeações: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres (que corre na categoria de Melhor Atriz, depois de ter vencido o Globo de Ouro) e Nickel Boys, drama de RaMell Ross sobre dois jovens negros numa escola de correção nos anos 60, completa a lista de nomeados a Melhor Filme (será, ainda, candidato a Melhor Argumento Adaptado).

De fora das nomeações para Melhor Curta-Metragem de Animação ficou o português Percebes, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, que esteve na lista dos finalistas da categoria. O filme estava bem cotado para os prémios depois de Ice Merchants, de João Gonzalez, ter sido nomeado em 2023, na sequência da vitória, no Festival de Cannes, do prémio Leitz Cine Discovery.

A cerimónia de entrega dos prémios mais cobiçados de Hollywood decorre no domingo, 2 de março, no Dolby Theater, em Los Angeles, e será apresentada pela primeira vez pelo humorista Conan O'Brien. Devido à diferença horária, a cerimónia será transmitida em Portugal na madrugada de segunda-feira, 3 de março.

Veja a lista dos nomeados nas principais categorias:

Melhor Filme

Anora

O Brutalista

A Complete Unknown

Conclave

Dune: Parte Dois

Emilia Pérez

Ainda Estou Aqui

Nickel Boys

A Substância

Wicked

Melhor Realização

Anora - Sean Baker

O Brutalista - Brady Corbert

A Complete Unknown - James Mangold

Emilia Pérez - Jacques Audiard

A Substância - Coralie Fargeat

Melhor Ator

Adrien Brody - O Brutalista

Timothée Chalamet - A Complete Unknown

Colman Domingo - Sing Sing

Ralph Fiennes - Conclave

Sebastian Stan - The Apprentice

Melhor Atriz

Cythia Erivo - Wicked

Karla Sofía Gascón - Emilia Pérez

Mikey Madison - Anora

Demi Moore - A Substância

Fernanda Torres - Ainda Estou Aqui

Melhor Ator Secundário

Kieran Culkin  – A Verdadeira Dor

Yura Borisov – Anora

Edward Norton – A Complete Unknown

Guy Pearce – O Brutalista

Jeremy Strong – The Apprentice

Melhor Atriz Secundária

Monica Barbaro - A Complete Unknown

Ariana Grande - Wicked

Felicity JonesO Brutalista

Isabella Rossellini - Conclave

Zoe Saldaña – Emilia Pérez

Melhor Argumento Original

Anora

O Brutalista

A Real Pain

September 5

A Substância

Melhor Argumento Adaptado

A Complete Unknown

Conclave

Emilia Pérez

Nickel Boys

Sing Sing

Melhor Filme Internacional

Ainda Estou Aqui (Brasil)

The Girl With The Needle (Dinamarca)

Emília Perez (França)

The Seed of the Sacred Fig (Alemanha)

Flow (Letónia)

Melhor Filme de Animação

Flow

Divertidamente 2

Memoir of a snail

Wallace and Gromit: Vengeance most fowl

The Wild Robot

Melhor Documentário

Black Box Diaries

No Other Land

Porcelain War

Southtrack to coup d'etat

Sugarcane

Pode ver a lista completa de nomeados aqui.

Artigos Relacionados
A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente