Sábado – Pense por si

Lucília Galha

O vírus da gripe parece mais agressivo

O que se passa é que a estirpe predominante até agora não circulava desde antes da pandemia. Isso justifica a existência de tantos casos, sobretudo em crianças mais novas.

Lucília Galha

A odisseia de um rapaz que o tribunal quer retirar à família

Rodrigo, 10 anos, tem uma doença hepática grave. Está na Sérvia a fazer um tratamento sem o aval da médica que o seguia em Coimbra. A justiça portuguesa considerou que ele corria perigo de vida e emitiu uma ordem para o pôr numa instituição. A família vive clandestina há oito meses por causa desta decisão. E até os irmãos já foram detidos, indevidamente.

Susana Lúcio

Que idade tenho na realidade?

Os anos de vida podem não ser iguais à idade do organismo, porque a genética e o estilo de vida influenciam o ritmo com que se envelhece. A SÁBADO foi fazer o teste.

Lucília Galha

Porque nos devemos preocupar com as bactérias multirresistentes?

No Hospital de Braga há um surto provocado por organismos que resistem a vários antibióticos. Não é a primeira vez, já havia situações deste género antes da pandemia e vão continuar a existir. Mas é preciso conter a transmissão porque há o risco de estas infeções não se conseguirem tratar, alertam os especialistas. Saiba porquê.

Alta roda 2

Como se tivesse atravessado um espelho e ido parar a outro mundo, girei os olhos em volta. Nunca tinha visto tantos mármores, nem tantos candeeiros de cristal, nem tantos lustres de bronze, nem tantos veludos, nem tantos arranjos florais.

Tiago Carrasco

A SÁBADO em Munique: A arena dos nossos pesadelos

Munique é uma cidade que funciona: os testes covid são gratuitos e marcados com uma hora de antecedência, pode dormir-se sem ruído no centro da cidade e há festas à beira-rio. Mas o Allianz Arena não quer nada com os portugueses.

Lucília Galha

Quer saber a quem é que o seu cão sai?

Se ladra muito, talvez tenha como antepassados os cães de caça. Já é possível conhecer as origens do seu animal de estimação. Como? Através de uma amostra de ADN.

Testes rápidos de antigénio
Diogo Camilo

Covid-19. Tudo o que tem de saber sobre autotestes de antigénio

Começam hoje à venda em farmácias e parafarmácias de todo o país, custam 7 euros, o seu resultado é conhecido em 15 a 30 minutos e são menos dolorosos que as zaragatoas de PCR. Mas leituras incorretas e falhas na recolha de amostras aumentam probabilidade de falsos negativos.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30