Sábado – Pense por si

Covid-19: Estamos a testar demasiado os mais novos?

Susana Lúcio
Susana Lúcio 06 de fevereiro de 2022 às 14:06

O aumento dos casos positivos nas escolas obriga os pais a sujeitar os filhos à zaragatoa, várias vezes por semana. É uma forma de dar confiança, mas pode ser um exagero.

Vasco, de 1 ano de idade, desata num pranto mal vê a técnica do laboratório de análises a abrir a embalagem da zaragatoa. “Assim que me sento com ele na cadeira, já sabe o que vem aí e começa logo a espernear”, conta a mãe, Cláudia Rodrigues de Carvalho. O menino tem feito testes frequentes à Covid nas últimas semanas devido a casos positivos entre as funcionárias da creche que frequenta. “Se os casos fossem em crianças, entenderia, porque eles partilham os brinquedos. Agora, as educadoras usam máscara. E se ele não tem sintomas, não percebo para quê testar.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.