
Pinto da Costa: alianças, guerras e suspeitas de corrupção
Acusado de ser defendido por bandidos e de comprar árbitros com prostitutas, nunca foi condenado. Foram muitas as polémicas do antigo líder dos dragões.
Acusado de ser defendido por bandidos e de comprar árbitros com prostitutas, nunca foi condenado. Foram muitas as polémicas do antigo líder dos dragões.
Começou pelo voleibol e só aos 23 anos é que se tornou profissional no futebol. Campeão no Benfica e no FC Porto, lembra os momentos marcantes: da mentira que o levou a ser avançado aos golos marcados com um osso partido.
São capazes de vencer Croácia e Alemanha e de perder 6-1 na Áustria, mas “há ali muita qualidade”, aponta à SÁBADO Miguel Cardoso, que joga no país desde 2021. A Turquia é o próximo adversário de Portugal e é uma seleção com duas caras.
Será André Villas-Boas capaz de por fim aos 42 anos de reinado do histórico líder dos dragões? "Estou confiante", responde o candidato, que falou à SÁBADO de vários temas: do sonho de ser futebolista à paixão pelos carros e motas, da zanga com Mourinho ao susto com os dois tumores, e das aventuras na Rússia e na China às ameaças e às polémicas da campanha.
Já disponível na Prime Video, "Senhor Presidente - O Campeonato de uma Vida" propõe-se a contar a história de Jorge Nuno Pinto da Costa. Fá-lo mais com reverência do que com arrojo.
Um documentário de três episódios conta a vida do presidente do FC Porto, na primeira pessoa, e com depoimentos de José Mourinho, Ramalho Eanes, D. Américo Aguiar entre outros.
A SÁBADO recebeu o seguinte direito de resposta em relação ao artigo "FC Porto: O esquema dos bilhetes que enriqueceu o líder dos Super Dragões".
Os Super Dragões usavam as Casas do FC Porto para angariar bilhetes que vendiam no mercado negro e o chefe da claque é suspeito de ter enriquecido com esta receita ilícita. Fernando Madureira está também implicado nas intimidações e agressões aos sócios.
Hoje com 55 anos, o antigo médio fez quase toda a carreira no Barcelona, onde apanhou Vítor Baía e José Mourinho. Não critica Figo por se ter mudado para o Real Madrid e fala do próximo jogo contra o FC Porto, esta quarta-feira, elogiando João Félix e João Cancelo.
Ricardo Quaresma, Paulo Futre, Nuno Santos e César Peixoto são alguns dos outros jogadores campeões por mais do que um entre Sporting, FC Porto e Benfica. Recorde quem faz parte deste lote.
A 8 de fevereiro, o treinador do Ac. Viseu vai enfrentar mais uma vez o FC Porto, onde jogou 13 épocas e ganhou 21 títulos. Nesta entrevista, ele fala da infância, do episódio da braçadeira, da polémica com Weah, da amizade com o presidente do Benfica e da atenção com a saúde após o enfarte.
Jogava com as sapatilhas de Vítor Baía. Falhou a foto oficial da equipa para ir tirar a carta de condução. Benfica e Sporting ofereciam-lhe mais dinheiro, mas recusou sempre. E após a final da Liga Europa, no Sp. Braga, a sua carreira como treinador tem somado fracassos.
Na época em que viu o seu melhor jogador ser vendido em janeiro e, por esse facto, criticou a administração do clube, Sérgio Conceição consegue sagrar-se campeão nacional. A terceira vez para o treinador, dez vezes mais para o clube.
Em causa episódios registados no clássico entre dragões e leões, no Estádio do Dragão.
Em 2003, o FC Porto afastou a Lazio na Liga Europa, com golos de Maniche, Costinha e Derlei (2). Agora que as duas equipas se vão reencontrar, estabelecemos o novelo de ligações entre treinadores e jogadores - um caso que até envolve Benfica e Sporting.