
Presença da maior vespa do mundo põe Portugal em alerta
Espécie é mais perigosa que a vespa-asiática.
Espécie é mais perigosa que a vespa-asiática.
Picam, causam inchaço e podem ser letais. Falamos de aranhas, cobras, insetos e até de uma caravela-portuguesa. O ator Jamie Dornan foi um dos alvos, atacado pela lagarta-do-pinheiro.
Um dos culpados é o clima. A questão nem é a seca, é preciso chover nas alturas certas e haver humidade nas flores para produzirem néctar.
Prestes a completar 50 anos, Bárbara Guimarães deu uma longa entrevista à SÁBADO, onde fala da sua vida e da sua carreira na TV, não se recusando a abordar assuntos sensíveis, como o cancro ou o litigioso divórcio. Outros temas: o caos na saúde no Algarve; a violência física e psicológica dos professores há 40 ou 50 anos; as abelhas em Lisboa.
Cancro da próstata causa o mesmo número de mortes, segundo estudo da Universidade de Harvard. "Fiquei surpreendido", diz investigador. Em Portugal há mil espécies de insetos polinizadores.
A autarquia refere que, em 2021, adquiriu "um novo equipamento que permite realizar a inoculação de ninhos através de injeção direta de inseticida".
A par da eliminação dos ninhos de velutina, foram também desativados, este ano, 30 ninhos de vespa europeia, sendo que a maior parte estava localizada em Valongo do Vouga e Aguada de Cima.
As abelhas arranjaram um mecanismo de defesa para evitar a destruição dos seus ninhos por parte das vespas asiáticas.
Newsletter de quinta-feira, o dia em que a SÁBADO está nas bancas.
A espécie exótica predadora de abelhas invadiu o Norte e o Centro do País e já chegou ao distrito de Lisboa. Desde 2015, foram destruídos 66.028 ninhos.
O Comando da Polícia Marítima da Nazaré foi alertado no sábado para a presença de vespas velutinas, na zona da secagem de peixe no areal da praia da Nazaré.
Cidade no distrito de Coimbra destruiu em 2019 um total de 388 ninhos de vespa asiática, mais de um por dia. Nos últimos cinco anos foram 666 em todo o concelho.
As petições são o país à nossa porta que exige que o conheçam e o melhorem. São o nosso Muro das Lamentações, são o largo da aldeia onde os portugueses se põem a conversar e a discutir porque é que não se extinguem os passeios de charrete em Sintra e porque é que as medidas de combate à vespa asiática têm sido ineficazes
A autarquia diz estar a "acompanhar atentamente a possível propagação da vespa asiática em toda a área do concelho", tendo ainda confirmado a existência de 16 ninhos de vespas de outras espécies.
Estratégia tem sido de deteção e exterminação dos ninhos no próprio dia, ou num prazo máximo de 24 horas. Ninhos dentro de imóveis são considerados como "situação como prioridade extrema".
Nativo do oeste asiático, o percevejo asiático foi introduzido acidentalmente nos continentes americano e europeu "contando já com 22 países invadidos".