A par da eliminação dos ninhos de velutina, foram também desativados, este ano, 30 ninhos de vespa europeia, sendo que a maior parte estava localizada em Valongo do Vouga e Aguada de Cima.
A Câmara de Águeda anunciou esta quarta-feira que, até ao dia 22, eliminou um total de 1.108 ninhos de vespa velutina (asiática), bem como 30 ninhos de vespa europeia, em todo o território concelhio.
A eliminação dos ninhos de vespas foi sendo feita à medida que foram sendo sinalizados e que foram chegando, de todas as freguesias, alertas ao Serviço Municipal de Proteção Civil.
De acordo com os números agora divulgados, em relação à vespa "asiática" foram contabilizados e desativados em Aguada de Cima 101 ninhos, na União de Freguesias de Águeda e Borralha 177, em Barrô e Aguada de Baixo 123, Recardães e Espinhel 120, Trofa, Segadães e Lamas do Vouga 113 e Valongo do Vouga 151.
Menos de uma centena de ninhos tiveram Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, com 69, Fermentelos com 59, Macinhata do Vouga com 79, Préstimo e Macieira de Alcôba com 37, e Travassô e Óis da Ribeira com 79.
A par da eliminação dos ninhos de velutina, foram também desativados, este ano, 30 ninhos de vespa europeia, sendo que a maior parte estava localizada em Valongo do Vouga e Aguada de Cima.
No total, a Proteção Civil Municipal procedeu à desativação, durante o ano de 2021, de 1.163 ninhos de vespa em todo o território concelhio, considerando as várias espécies, entre a velutina (asiática), a crabro (europeia) e outras com menor expressão.
"A identificação e posterior eliminação dos ninhos, que deve ser feita de forma correta e segura pelos profissionais, é determinante para conter a propagação desta ameaça, não só para a saúde pública como para a biodiversidade, com impactos económicos sérios no setor da apicultura", salienta Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda.
O autarca apela à população para que alerte as autoridades sempre que avistem um ninho.
Desde 2016, em todo o concelho de Águeda, foram eliminados 3.884 ninhos de vespa asiática e 198 da europeia.
Mais de mil ninhos de vespa asiática foram eliminados em Águeda
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.