Sábado – Pense por si

Sónia Bento

A que cheira o presidente Macron?

No palácio do Eliseu, todos sabem se o presidente está ou não pelo rasto do seu perfume. É tão intenso que os ministros sustêm a respiração quando ele chega. Saiba a que cheira o Chefe de Estado francês.

Vanda Marques

Como D. João V mudou o País

Fundou das melhores bibliotecas europeias, construiu um aqueduto e o maior monumento nacional: Palácio de Mafra. Mandava em tudo, mas apostou em secretários de estado competentes.

A Lagartixa e o jacaré

Muito francês

Há muita coisa em que eu sou muito pouco francês, na história e na política. Deixemos de lado a Revolução Francesa, Ça Ira. Da revolução francesa ficou Maio de 1968, mas a história do século XX é uma desgraça, o que torna ainda mais ofensiva a empáfia patriótica e nacionalista dos franceses.

Ricardo Santos

Munique, o ponto de partida

O jogo de abertura do Campeonato da Europa de Futebol 2024 vai decorrer na capital da Baviera. Munique tem história no desporto (e não só), qualidade de vida, palácios e cervejarias tradicionais, lagos, montanhas e até banhos de floresta a curta distância.

Vasco Rato

75 anos da NATO: A velha aliança que resiste

Manter os russos fora e os americanos dentro da Europa: o duplo objetivo resistiu a crises e à “morte cerebral” decretada e volta a fazer sentido. Mas pairam dúvidas no horizonte próximo. A organização do Tratato do Atlântico Norte nasceu a 4 de abril de 1949.

Sónia Bento

Na mala de viagem de Rui Oliveira não falta a t-shirt branca

Prefere os destinos culturais aos de praia e conta que ficou fascinado com os castelos da Baviera. O apresentador do programa Noite das Estrelas, na CMTV, revela que as próximas (curtas) viagens serão a Versalhes e à Disneyland Paris.

T4 Eps 2 Munique Teaser.mp4
Ricardo Santos

Venha connosco à Baviera

Neste sábado, a SÁBADO Viajante estreia o destino Baviera, na Alemanha. Futebol, cerveja, lagos, palácios e um banho de floresta. Tudo para ver neste sábado de manhã na CMTV.

Vanda Marques

A que cheirava a corte francesa?

O jardim do perfume do rei Luís XIV foi recriado em Versalhes. São mais de mil variedades de plantas que eram usadas pelos perfumistas da aristocracia.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana