
Caiu o governo francês. Moção de confiança foi chumbada
Presidente terá de nomear novo primeiro-ministro ou dissolver o parlamento.
Presidente terá de nomear novo primeiro-ministro ou dissolver o parlamento.
Bayrou admitiu reunir os partidos numa tentativa de evitar uma potencial queda do executivo devido à votação da moção de confiança.
No caso de queda do governo, o presidente Emmanuel Macron poderá nomear um novo primeiro-ministro.
Também na Roménia se verificam graves ataques aos magistrados que comprometem o Estado de Direito naquele país.
O balanço da Polícia Nacional aponta para 30 mortos, 277 feridos e 1.515 detenções.
Duas gerações de portugueses viveram sob um regime ditatorial, criado por Salazar, que marcou todos os aspetos da vida no País. A jornalista Fernanda Cachão leva-nos numa viagem ao tempo em que vivíamos com senhas de racionamento, Hitler era um amigo, a PIDE perseguia e os informadores denunciavam tudo.
O Tribunal Penal de Paris estimou os danos causados ao Parlamento Europeu em aproximadamente 4 milhões de euros e estabeleceu que este sistema esteve em funcionamento entre 2004 e 2016.
Apesar do líder do Chega não se ter colocado do lado de Le Pen, a líder da direita radical francesa disse ter sido uma vítima de manipulação como Ventura.
Marine Le Pen calhou ser nacionalista numa nação que se leva a sério. Em Portugal, estaria tranquila.
Se tal prazo for cumprido, isso significa que uma segunda decisão será proferida vários meses antes das eleições presidenciais em França.
"O tribunal tomou uma decisão política", acusou a líder da direita radical francesa. Afirmou mesmo que condenações como esta estavam reservadas a "regimes autoritários".
A líder do grupo parlamentar do RN na Assembleia Nacional francesa foi condenada a quatro anos de prisão, dois dos quais não suspensos e sujeitos a um sistema de vigilância eletrónica, a uma multa de 100.000 euros e a cinco anos de inelegibilidade, a cumprir imediatamente e aplicados mesmo em caso de recurso.
"Temos que reconquistar uma Europa que é nossa, que nos pertence, e não temos medo de dizer: uma Europa cristã, porque é a Europa que construímos para nós e para as nossas crianças", defendeu no encontro dos Patriotas pela Europa, que decorre em Espanha.
O Senado francês aprovou esta quinta-feira a proposta de Orçamento do Estado para 2025, pondo fim a um processo que levou à queda do anterior primeiro-ministro, Michel Barnier.
Tinha 96 anos e co-fundou a Frente Nacional, agora União Nacional liderada pela filha Marine Le Pen.
Esta quinta-feira já tinha sido tornado público que Macron encurtou a sua visita oficial à Polónia para voltar mais cedo a França e tentar conter a segunda crise política em seis meses. A expetativa era que anunciasse um sucessor de Michel Barnier, no entanto parece que tal não foi possível.