Sábado – Pense por si

Carlos Torres

David Goggins: as tareias do pai, o choque no coração e o poder do ódio

Norte-americano ficou famoso em 2018 com a publicação de um livro de memórias - e que vendeu mais de 4 milhões de exemplares. Agora, surge "Nunca Pares", onde traz mais histórias incríveis (revela como quase morreu no aeroporto) e deixa alguns conselhos. Por exemplo, este: "Desistir nem sempre é a decisão errada".

Nuno Tiago Pinto

Paulo Rangel: “É inevitável um alargamento para a Ucrânia”

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que Portugal deve apoiar entusiasticamente o alargamento da União Europeia para leste, é contra um exército e impostos europeus e defende mais políticas de reagrupamento familiar para imigrantes.

Raquel Lito

Fairphone. Um telemóvel justo é possível?

Sim, através de materiais reciclados e sem exploração dos trabalhadores que extraem as matérias-primas nas minas. As reparações fazem-se em casa com peças sobressalentes. O Fairphone já vai na 5.ª versão e mexe com a indústria.

Frédéric Schaeffer/Les Echos /The Interview People

Shein. Como funciona o novo e polémico gigante da moda?

Vende tanto quanto a H&M e a Zara juntas e já é a app mais descarregada dos Estados Unidos. Nas suas fábricas, há relatos de exploração de trabalhadores – que chegam a ter apenas um domingo de folga por mês.

Justamente

Trabalho Infantil

Embora continuem a existir crianças a trabalhar nos sectores da indústria e da restauração, as situações de trabalho infantil que mais aumentaram nos últimos anos verificam-se nas áreas da moda, desporto, artes e espetáculos. Aqui, e ao contrário, do que ocorre com o "trabalho infantil tradicional", o maior problema é a forma como este tipo de trabalho se mostra atrativo e socialmente tolerado e até incentivado.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30