Sábado – Pense por si

Carlos Neto
Carlos Neto Professor Catedrático (Aposentado e Jubilado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa - FMH-UL)
26 de abril de 2024 às 07:00

Restaurar a liberdade e participação das crianças

Sempre foi nossa convicção, que as grandes conquistas da humanidade se iniciam na infância e perduram durante toda a nossa existência, como garantia de adaptação, resiliência e sucesso, nos confrontos que nos são colocados ao longo da vida.

As conquistas de abril durante os últimos cinquenta anos, que agora comemoramos, foram muito significativas em todos os setores da vida social, económica, laboral, escolar, familiar, habitacional e de saúde pública. Não podemos comparar o estado de pobreza e falta de liberdade democrática existente nesse tempo de um regime ditatorial obscuro e opressivo dos direitos fundamentais de vida em diversos setores da população portuguesa e tudo o que se passou a partir da institucionalização da democracia. Muitos progressos foram realizados pela persistência e dedicação de muitos protagonistas, através da sua luta politica, cultural, educacional, jurídica e comunitária.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.