Decisão Histórica da ONU: 11 de junho passa a ser o dia Internacional do Brincar
Passemos então a ser capazes de voltar a brincar todos os dias com as crianças e também nas nossas vidas diárias, para aumentar a conetividade entre todos, a alegria e o prazer de viver e identificar a razão da nossa essência como seres sensíveis, pensantes e transformadores da realidade.
É com enorme satisfação e orgulho que acabamos de receber a notícia, que no dia 25 de março de 2024, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), adotou uma resolução para a realização de um dia internacional anual de sensibilização para o Brincar. Este DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR, passará a ser realizado e celebrado anualmente a 11 de junho de cada ano.Estamos perante um acontecimento de grande importância politica, social e cultural para todas as crianças do mundo inteiro, independentemente da sua localização geográfica, situação cultural e condição de desenvolvimento. Todos os Estados membros, ficarão vinculados a difundirem e defenderem as iniciativas consideradas adequadas na promoção dos direitos da criança a terem espaço e tempo para brincar em todos os contextos de vida, considerando este comportamento fundamental e insubstituível no desenvolvimento humano. A proposta para esta tomada de decisão, tinha sido aprovada em junho de 2023 na Conferência Trienal daInternational Play Association (IPA World)), realizada em Glasgow (Escócia), quando os seus membros votaram por unanimidade apoiar e instaurar a defesa de um Dia do Brincar da ONU.A Associação Internacional de Brincar (IPA World), fez parte de uma rede dedicada de organizações globais e especialistas em brincar, tendo o trabalho sido iniciado pelo Grupo LEGO e pela LEGO Foundation em parceria com a ADEA, ARUP, BRAC, Change X, Concerned for Working Children, Eurochild, Hasbro, INGKA, IRC, KidZania, NIKE inc., PEDAL, Plan International, Right To Play International, Save the Children, Sesame Workshop e The Mattel Children’s Foundation. Foi também importante a participação das próprias crianças e jovens, através de inquéritos e workshops, no apelo aos estados membros da ONU para apoiarem esta resolução. Deve recordar-se, que esta histórica decisão vem no seguimentodo acordo com o veiculado no artigo 31º da Convenção (direito a brincar) sobre os Direitos das Crianças em 1989 (CDC) e reforçado pelo Comentário Geral Nº17 ao artigo 31º (CDC).
Decisão Histórica da ONU: 11 de junho passa a ser o dia Internacional do Brincar
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.