
Advogado denuncia "detenção ilegal" de dirigente dos taxistas angolanos há uma semana
Jovete Domingos instou o Ministério Público angolano a "devolver imediatamente a liberdade" ao seu cliente.
Jovete Domingos instou o Ministério Público angolano a "devolver imediatamente a liberdade" ao seu cliente.
Não é possível continuar a ignorar este grito do povo angolano, que quer ser livre da pobreza, da desigualdade e da ditadura. Cinquenta anos após o 25 de Abril, os portugueses conheceram a liberdade, mas os angolanos ainda não.
Os atos de violência aconteceram na sequência da paralisação por três dias dos serviços de táxis, convocada por associações e cooperativas de táxis.
A capital angolana acordou esta terça-feira ainda marcada pela tensão do dia anterior anterior. Bombas de combustível fechadas e protegidas por forças de segurança, táxis encostados junto a barricadas improvisadas com contentores de lixo, e homens armados -- à paisana -- a circular em alguns bairros marcam a paisagem.
Os eventos hoje registados em Luanda coincidiram com a greve de operadores de táxis e as manifestações contra o aumento do custo de vida programadas para hoje, terça e quarta-feira na capital angolana.
Grupos de jovens revoltados invadiram várias zonas da cidade e periferias, bloquearam estradas com barricadas e pneus incendiados, saquearam estabelecimentos comerciais e vandalizaram viaturas, incluindo carros da polícia, forçando os agentes a recorrer a disparos para dispersar multidões
Uma série de táxis aquáticos atravessaram, esta sexta-feira, os canais de veneza para levarem celebridades, como a família Kardashian e Oprah Winfrey, para o casamento do bilionário Jeff Bezos e Lauren Sánchez na ilha de San Giorgio Maggiore.
Os robotaxis da Tesla, veículos sem condutor, transportaram os primeiros passageiros na cidade de Austin, no Texas, este domingo.
A plataforma Bolt está a planear a reintrodução dos táxis na sua plataforma, distribuindo serviço entre os principais "players" do serviço de passageiros. A associação do setor não se opõe, mas alerta para a existência de regras.
O Facebook, o Whatsapp, o Instagram e o TikTok mudaram para sempre a forma como comunicamos. Passámos por uma pandemia que nos confinou durante meses, hoje compramos quase tudo pela Internet, conduzimos carros elétricos, fomos campeões no futebol e ficámos sem a Rainha de Inglaterra.
Teerão está a utilizar drones, sistemas de reconhecimento facial e uma aplicação para obrigar as mulheres a cumprir o rigoroso código de vestimenta. Quem desafia estas leis, pode ser condenada à prisão, pena de morte, espancamento e até violação sob custódia.
Dados do IMT mostram que existem mais de 30 mil carros habilitados para funcionar como TVDE. Os táxis não chegam sequer aos 10 mil.
Em cinco anos a frota de motoristas de TVDE aumentou em 53 mil efetivos enquanto os táxis perderam cerca cinco mil motoristas.
Motoristas e empresários de TVDE voltam à rua, depois do último protesto em setembro, também para reivindicarem melhores condições de trabalho.
Vários motoristas TVDE e estafetas marcham hoje em direção à Assembleia da República para exigir melhores condições de trabalho.
Durante uma semana o Repórter SÁBADO esteve infiltrado em táxis, a fazer sempre o mesmo percurso. O objetivo foi conhecer os valores cobrados e perceber como é que poderiam ou não ser inflacionados. Tudo começa no aeroporto e a polícia não tem mãos a medir: até descobre cartas de condução falsas.