
Do FNAC Live a Peggy Gou: 8 planos de fim de semana
Em destaque, concertos gratuitos em Belém (Lisboa) e Ílhavo, teatro em Guimarães, conversas sobre livros, dança com Peggy Gou em Braga e a gastronomia da Madeira e do Alentejo.
Em destaque, concertos gratuitos em Belém (Lisboa) e Ílhavo, teatro em Guimarães, conversas sobre livros, dança com Peggy Gou em Braga e a gastronomia da Madeira e do Alentejo.
Eis as melhores novidades gastronómicas acabadas de sair do forno, do tacho e da grelha, diretamente para novos restaurantes e ementas renovadas de norte a sul do País.
Teve nas mãos o processo de transferência da soberania de Macau de Portugal para a China. Tinha 85 anos.
Nas palavras do autarca do PSD, o 25 de Novembro significou "a vitória da democracia sobre qualquer tipo de totalitarismo" e "vitória da democracia sobre o radicalismo".
Plantado sobre o Tejo, junto ao Terreiro do Paço, o Anfíbio é mais do que um restaurante. É um exercício de criatividade e caos funcional, e a razão pela qual o premiado chef português voltou a casa.
Vem da elite luso-chinesa, salvou a emissão de Gabriela (e uma revolução) na crise de 1977 e chegou ao topo na masculina área da banca, com que sempre sonhou. Dar a volta ao novo e atribulado banco público será o seu último desafio.
Reformas após 10 anos no cargo, iguais ao último salário. Subvenções vitalícias pagas sem limite de acumulação. Entre os pensionistas atuais há muitos milhares que beneficiam de regimes, passados e presentes, que geram pensões de privilégio – e de contraste, sobretudo face aos atuais contribuintes.
Macau foi um poço sem fundo para todos. Pagou também outros partidos e políticos, que não apenas a candidatura presidencial de Mário Soares. Mas a Junta Autónoma das Estradas e o dinheiro europeu aplicado no betão cavaquista, dominados pelo PSD, também pagaram muitas campanhas.
Lista atualizada de 2022 verifica um aumento de 70 mil euros num ano.
São 239 os ex-políticos e juízes que recebem subvenções: a lista não é atualizada desde 2009, mas nos últimos três anos o número de subvenções efetivamente pagas subiu.
Sócrates, Vara e Guterres não o pouparam no PS. Entrou em guerra com Belmiro de Azevedo por causa do Colombo, vetou Marcelo para comissário da Capital da Cultura e Esteves Cardoso acusou-o de ser alcoólico.
Enquanto Presidente da República, o seu legado vai perdurar em muitas dimensões. Mas é na justiça e na luta por um sistema político melhor que Jorge Sampaio deixa uma das marcas mais impressivas.
Há duas décadas o território passou para administração chinesa, mas o processo negocial arrancara mais de dez anos antes.
Suspeito de corrupção, entre outros crimes, o antigo primeiro-ministro volta a prestar declarações, desta vez perante o juiz Ivo Rosa. Nos últimos anos, Sócrates já foi ouvido três vezes.
Ex-governadores de Macau têm as pensões mais altas e Marques Mendes pediu para não receber nada. Saiba quem recebe mais e quem recebe menos.
Os ex-ministros têm direito a uma subvenção vitalícia superior a 2.000 euros por mês, apesar de serem suspeitos da prática de vários crimes. Vara e Lima estão atualmente a cumprir pena de prisão.