Sábado – Pense por si

Morreu Vasco Rocha Vieira, último governador de Macau

CM 22 de janeiro de 2025 às 10:15
As mais lidas

Teve nas mãos o processo de transferência da soberania de Macau de Portugal para a China. Tinha 85 anos.

Morreu o tenente-general Vasco Rocha Vieira, aos 85 anos. Foi o último governador de Macau, antes da passagem do território para a China em 1999. 

Vasco Rocha Vieira
Vasco Rocha Vieira

O militar e político português ficou conhecido por ser o último Governador de Macau, na década de 90, e, anteriormente, Ministro da República para os Açores. Rocha Vieira teve nas mãos o delicado processo de transferência da soberania de Macau de Portugal para a China.

Enquanto governador do território, defendeu três princípios: assegurar a autonomia de Macau, manter a identidade da região e a defesa dos interesses portugueses, tendo sempre tentado garantir a liberdade religiosa.

"Foi um capítulo que encerrou. Houve algumas coisas em que eu acho que Portugal não correspondeu como eu achei que devia corresponder, mas não sou eu que defino o interesse nacional", explicou Rocha Vieira ao jornal macaense Ponto Final, sobre uma eventual publicação de memórias da atividade governativa.

Apesar do sucesso da transferência de poderes, esteve envolvido numa polémica sobre os financiamentos irregulares à Fundação Jorge Álvares, instituição criada perto do fim da administração portuguesa.

Em 2015, foi condecorado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.