O frenesim do Governo
O Executivo quer dar sinais de um ímpeto reformista permanente, com uma catadupa de ações e decisões em menos de um mês de governação.
O Executivo quer dar sinais de um ímpeto reformista permanente, com uma catadupa de ações e decisões em menos de um mês de governação.
Quando todos têm lugar na decisão, todos ganham dever na solução, e na ação.
A aceitação do princípio de «guerra preventiva» e a violação impune, à semelhança do que ocorre na Ucrânia, da interdição de ataque a instalações nucleares civis, é, desde já, uma das mais perigosas consequências da guerra.
A queda do socialismo enquanto força dominante em muitos países europeus não se deu de forma abrupta, mas através de um processo gradual de desgaste.
O crescimento do Chega em Portugal tem deixado de ser uma anomalia política e passou a constituir um fenómeno estrutural no sistema partidário nacional. A sua ascensão está diretamente ligada a uma série de fatores, entre os quais se destacam as falhas persistentes dos partidos tradicionais — em particular, o PSD.
Lee Jae-myung abandonou a escola para ajudar a família a trabalhar numa fábrica. Com um curso em Direito, entrou para a vida política em 2005. No ano passado foi surpreendido por um apoiante que o esfaqueou.
Os filhos e netos dos derrotados em 28 de setembro de 1974 e no 11 de março de 1975, estão aí em força e com desejos de vingança. E há demasiada gente que não consegue compreender que assim é, ou sequer perceber que esse problema existe.
Onde o PS falhou em dar respostas concretas, o Chega apareceu com frases feitas, culpados fáceis e soluções simples, ainda que perigosas e muitas vezes antidemocráticas.
O antigo presidente do PSD disse que o PS e o Chega, sendo "os dois principais partidos da oposição", têm agora a "responsabilidade de não inviabilizar, de não bloquear a passagem do programa de Governo" no Parlamento.
Os pracadémicos são profissionais que personificam a ponte viva entre a academia e a prática, combinando teoria e ação, ciência e técnica.
Agora que já se sabe que Leão XIV é o papa eleito, a SÁBADO falou com os padres Anselmo Borges e Fernando Rosas sobre a continuidade das políticas de Francisco e os principais desafios para o novo papado.
A sua newsletter de sexta-feira.
Contra o luxo, a favor da compaixão, da sinodalidade e muito próximo de Francisco. Diz que não podem fechar "a porta da Igreja às pessoas que sofreram abusos". Mas há quem o acuse de não ter sido eficaz na questão dos abusos sexuais. Esteve em Lisboa na Jornada Mundial da Juventude e recorda a alegria dos jovens.
Nome do próximo Sumo Pontífice deverá ser uma homenagem a um dos seus antecessores. Saiba como são escolhidos os nomes e porque é que os líderes da Igreja Católica adotam nomes diferentes.
"A questão do espírito reformista foi interpretada como um recado para a AD, que tem governado muito para atender a reivindicações concretas e exigências que satisfazem as pessoas", disse Maria Henrique Espada sobre as declarações de Passos Coelho.
A IL pede votos para ter influência real na governação. Acordo com a AD só com reforma do Estado, alívios fiscais, mexidas na habitação - e, ainda, um escrutínio prévio sobre a Spinumviva. Musk e Milei não são modelos.