Novidades literárias para o arranque de 2026
Desde a ficção aos ensaios e memórias, o arranque do ano está recheado de novidades.
Desde a ficção aos ensaios e memórias, o arranque do ano está recheado de novidades.
Na praça conhecida como Hostages Square, em Tel Aviv, familiares e apoiantes de reféns israelitas mortos reuniram-se na última noite para protestar e pedir que sejam entregues os corpos de três pessoas ainda não devolvidos pelo Hamas, desde o início do conflito.
O Egito mobilizou especialistas e disponibilizou equipamentos de escavação para auxiliar na missão de recuperação dos últimos corpos de reféns israelitas que morreram na Faixa de Gaza.
Faltam devolver cinco corpos de reféns, que se encontram em Gaza desde outubro de 2023.
O plano de pacificação de Gaza foi patrocinado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e entrou em vigor há um mês.
O Hamas libertou os 20 prisioneiros que permaneciam com vida, em troca de 2.000 detidos e presos palestinianos.
Corpos pertencem a Amiram Cooper e Sahar Baruch.
Movimento islamita anunciou, este domingo, que intensificou as buscas pela procura de corpos dos reféns israelitas em Gaza.
Vice-presidente dos EUA vai encontrar-se com as famílias dos reféns cujos corpos ainda estão retidos em Gaza e com alguns dos reféns vivos que foram libertados na semana passada.
O Hamas continua a procurar os corpos dos reféns israelitas, em Khan Younis, este sábado, quando o cessar-fogo entre Israel e o grupo palestiniano completa a primeira semana.
Décadas à procura de uma solução para os dois Estados tornaram-no central nos esforços pela paz no Médio Oriente. Peça no plano de Trump, próximo do genro deste, volta à ribalta depois de acusações de misturar interesses económicos com influências políticas através da sua fundação.
O Hamas afirmou ter cumprido o seu "compromisso com o acordo" e disse que já entregou todos os "prisioneiros israelitas vivos sob a sua custódia, bem como os corpos a que teve acesso".
Presidente dos EUA voltou a ser capa da "Time" pelo seu papel na obtenção da paz no Médio Oriente. Sobre o artigo, disse que "a história [é] relativamente boa", mas deixou críticas à fotografia. "Pode ser a pior de todos os tempos."
Na segunda-feira o Hamas já tinha entregue quatro corpos.
As Forças de Defesa de Israel divulgaram, esta segunda-feira, vídeos que mostram israelitas presos há dois anos pelo Hamas a encontrarem-se com a família.
A primeira fase do plano de Trump está (quase) concluída, mas subsistem questões quanto aos próximos passos para a pacificação duradoura da região.