Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

João Rendeiro (1952-2022): o homem que quis chegar ao sol e caiu em chamas

Sonhou ser da elite antiga que cedo o esnobou em Lisboa: estudou, trabalhou e (quase) conseguiu. Já rico no Portugal dos anos 90, subiu de patamar com o BPP, o banco com que caiu. Morreu enforcado numa cadeia sul-africana, a dias de fazer 70 anos. Os bens com que afirmara o seu estatuto servirão agora para pagar indemnizações.

Carlos Rodrigues Lima

O fim da linha para João Rendeiro

Do camarote no estádio do Chelsea, em Londres, o antigo banqueiro dos ricos passou para uma prisão sul-africana. A SÁBADO revela todos os offshores do antigo banqueiro e as suas tentativas para entrar em Moçambique e no Zimbawe

Carlos Rodrigues Lima

Juíza recusou arresto do recheio da casa de João Rendeiro

Advogados do BPP tinham pedido alargamento do arresto a outros bens do antigo banqueiro em fuga, mas a magistrada Tânia Loureiro Gomes indeferiu. Mulher de João Rendeiro indicou a África do Sul como destino do marido, mas não sabia qual a cidade, nem uma morada.

Sónia Bento

A vida de Maria de Jesus Rendeiro

Até o marido se licenciar, Maria de Jesus trabalhou como secretária e tradutora para pagar as despesas. Entretanto mudaram-se para a Quinta Patiño, onde tinham uma valiosa coleção de arte e andavam de Porsche. Com João Rendeiro fugido à justiça, Maria foi agora detida.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30