Sábado – Pense por si

Francisco Pinto Balsemão recordado em 88 histórias sobre a sua vida
Alexandre R. Malhado

Balsemão em 88 histórias

Durante 88 anos, Balsemão foi quase tudo: jornalista, deputado, fundador do PSD, ministro e primeiro-ministro. Estas são 88 histórias da vida fabulosa e desconhecida do último senador.

Com a mulher, Tita, que todos tratam por Queen Mother, e a restante família - tem cinco filhos e 14 netos
Ana Taborda

Balsemão: uma família que sempre foi da elite

Francisco Pinto Balsemão viveu até casar num palacete, rodeado de empregados. Do lado da mãe descende de D. João IV, o ramo paterno foi pioneiro da luz elétrica e fundou o Diário Popular.

Carlos Torres

Joaquim Granger: as histórias do olímpico mais antigo

Treinava ginástica no barco a caminho dos Jogos Olímpicos de Helsínquia, em 1952, e chegou a ter de acampar com os seus atletas para participar em provas do campeonato nacional - até curou um deles ao mergulhar-lhe o pé no ribeiro.

Ana Taborda

Os poderosos clãs do Estado Novo

Os maiores grupos económicos podiam ter mais de 100 empresas em Portugal, Angola e Moçambique. Muitos eram controlados por famílias como os Champalimaud, Mello e Espírito Santo. Tinham fábricas, bancos, hotéis e cinemas. Alguns dos herdeiros discutiam negócios ao domingo com Salazar.

Sónia Bento

Um dia a dançar com as estrelas

Alguns assumem ser “pé de chumbo”, outros precisam da disciplina russa das bailarinas e há quem treine sete horas por dia. Atores, atletas e influencers – todos querem ganhar o programa da TVI. Fomos à escola de Cifrão assistir aos ensaios.

Íris Fernandes

Será que as águas são todas iguais?

Não. Aliás, nem deve beber sempre a mesma durante o dia. Pode optar por uma mais mineral ou com gás. O water sommelier Manuel Antunes da Silva explica as diferenças.

Ana Taborda

As grandes fortunas das antigas colónias

Tiveram os maiores barcos de Angola, fizeram corridas de carros em Jaguares, mandaram erguer igrejas com santos e bispos vindos da metrópole, a mesma metrópole de onde chegaram a enviar governantas para casas com ares condicionados instalados por portugueses. Na África de todas as oportunidades, alguns montaram negócios nunca vistos – como os pioneiros da cerveja e do whisky local –, outros enriqueceram com algodão, fazendas de gado e abacaxi ou conservas de atum.

Ana Taborda

Fernanda Amorim, a mulher mais rica de Portugal

Neta de um empresário que embarcou clandestinamente para o Brasil - onde fez fortuna - e filha de um médico, tirou o curso de secretariado em Londres e serviu muitas vezes de intérprete ao marido, Américo Amorim. Escreveu um livro, fez três museus, tem um mini jardim zoológico com cangurus australianos e aves exóticas.

Bruno Faria Lopes

João Rendeiro (1952-2022): o homem que quis chegar ao sol e caiu em chamas

Sonhou ser da elite antiga que cedo o esnobou em Lisboa: estudou, trabalhou e (quase) conseguiu. Já rico no Portugal dos anos 90, subiu de patamar com o BPP, o banco com que caiu. Morreu enforcado numa cadeia sul-africana, a dias de fazer 70 anos. Os bens com que afirmara o seu estatuto servirão agora para pagar indemnizações.

Catarina Moura

Os chefs que estão a ocupar a Costa Vicentina

Deixaram a cidade e rumaram à Costa Vicentina para marcar a diferença. Abriram restaurantes de autor, com produtos locais, e mesmo de comida influenciada por viagens pelo mundo. Esta é a nova gastronomia do litoral alentejano.

Sibila

Não deixa de ser curioso, e até mesmo divertido, o jogo que as palavras nos oferecem quando as olhamos com desapego quanto ao seu significado mais generalizado e nos oferecemos o espaço de com elas brincarmos e de deixarmos que nos ofereçam as mais variadas interpretações.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)